desktop_cabecalho

Rock in Rio: Retrospectiva de 30 anos lançando Moda.

Ler na área do assinante

Com uma estimativa e expectativa de um público excepcional o Festival Rock in Rio inicia hoje dia 18/09/2015 com uma responsabilidade de peso, pois está completando 30 anos de sua criação. Pelos principais palcos do evento passarão super atrações internacionais, que prometem abalar as estruturas do local, onde as Top Divas e bandas de rock devem apimentar ainda mais este grande festival.

A moda que foi usada anteriormente em outras edições deste mega evento, ajudou a lançar muitos looks de várias tendências, que de forma heterogênea, misturaram as tribos presentes, de maneira versátil e independente.

Em 1985, 1 milhão e 380 mil espectadores assistiram ao Rock in Rio.

No último Rock in Rio, que aconteceu em 2013, 85 mil pessoas compareceram ao festival.

Mas a revista Veja discorda desse número, pois segundo ela compareceu um público de 595.000 pessoas.

85 mil ingressos de cada um dos sete dias foram vendidos pela internet para o Rock in Rio deste ano, totalizando o mesmo número de 595.000 ingressos para 2015 que foram veiculados em 2013 pela Revista Veja.

Criação:

O Rock in Rio é um festival de música idealizado pelo empresário Roberto Medina pela primeira vez em 1985, sendo, desde sua criação, reconhecidamente, o maior festival musical do mundo latino e um dos maiores do planeta, perdendo apenas para o Tomorrowland.

Foi originalmente organizado no Rio de Janeiro, de onde vem o nome, tornou-se um evento de repercussão mundial e, em 2004, teve a sua primeira edição fora do país em Lisboa, Portugal. Ao longo da sua história, o Rock in Rio teve 16 edições, seis no Brasil, seis em Portugal, três na Espanha e um nos Estados Unidos, em Las Vegas em 2015.

O Rock in Rio foi realizado no Brasil nos anos 1985, 1991, 2001, 2011, 2013 e agora em 2015!

Em 2008, foi realizado pela primeira vez em dois locais diferentes, Lisboa e Madrid. O hino do festival é de autoria do compositor Nelson Wellington e do maestro Eduardo Souto Neto e foi gravada originalmente pelo grupo Roupa Nova.

O festival é considerado o oitavo melhor do mundo pelo site especializado www.festivalfling.com

Neste ano, a edição brasileira será nos dias 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de setembro de 2015, na Cidade do Rock, no Rio (Parque dos Atletas, Av. Salvador Allende), em área com mais de 150 mil metros quadrados.

Entre as principais atrações estão Rihanna, Katy Perry, Queen com Adam Lambert, System of a Down, Slipknot, Metallica, Rod Stewart, Faith no More, John Legend, Korn, Deftones, Steve Vai, Seal, Elton John, Mötley Crüe, Royal Blood e Queens of the Stone Age.

Looks das atrações de 2013:

Beyoncé foi à atração principal do Palco Mundo no dia 13/09. Ela usou um corset branco, todo bordado em pérolas e franjas nos ombros, mostrando muita sensualidade e romantismo. Look Pop Rock.

Ivete Sangalo se apresentou dia 13/09 e usou um vestido mullet azul com estampa de coqueiros pretos temático.

A vocalista da banda Florence and the Machine usou um vestido verde água, esvoaçante com bordados. Look esvoaçante.

Jared Leto, vocalista da banda 30 Seconds to Mars, usou uma camisa escrito “I Love Rio”, segurando a bandeira brasileira.  Sua composição de camisa. A <3 Rio e Bandeira do Brasil agradou muito a galera presente.

Jessie J foi à segunda atração do Palco Mundo, no dia 15/09. Ela usou um corset geométrico e futurista em tons neons. Look geométrico e futurista.

Logo depois de Jessie, Alicia Keys se apresentou. Ela usou um cropped de paetês azuis com uma calça legging cinza, um cinto grosso e um casaco transparente por cima do cropped. Um look casual chic como ela.

Justin Timberlake foi à atração principal do dia 15/09. Ele usou uma camisa preta e branca geométrica com uma calça preta e um chapéu combinando. Look geométrico, com preto e branco clássico.

Looks usados por famosos no RIR:

A atriz Mariana Rios assistiu o Rock in Rio 2013 no camarote VIP e foi a três dias: Veja os looks que ela usou:

1º Calça preta colada, camisa estilo cropped com spikes dourados e bota de couro preta. Look rock.

2º Cropped azul com nude floral, saia jeans clara, bota de couro preta e pulseiras metalizadas. Look Pop

3º Camisa jeans clara, shorts USA de lantejoulas e bota de couro marrom. Look Country.

Bruna Marquezine também foi assistir ao Rock in Rio. Ela usou uma camisa preta rasgada, shorts de couro preto, sapato preto e pulseiras coloridas. Look Pop Rock.

Maria Casadevall usou uma camisa branca transparente, short verde e laranja com preto, bolsa tira-colo azul marinho e tênis vermelho. Mix de tendência branco com shorts bicolor.

Carol Castro usou dois looks com uma pegada mais rocker.

1º Camisa da banda Pink Floyd, casaco de paetês, calça de couro preta e bota de couro. Look Rock

2º Camisa de franjas preta, shorts de couro preto, jaqueta dourado envelhecida, pulseiras douradas e bota de couro com spikes dourados. Look Pop Rock.

Anitta usou um short jeans rasgado, camisa xadrez vermelha e preta amarrada na cintura, bota de couro preto de salto e camisa da Chanel escrito “Fake”. Look Pop Rock.

A atriz Flavia Alessandra foi três dias seguidos no Rock in Rio. Confiram os looks que ela usou:

1º Look totalmente preto com uma pegada rocker, tênis em tons de cinza, camisa transparente, calça rasgada, cinto com detalhes dourados e colares metalizados. Look Rock.

2º Camisa branca minimalista, saia de renda preta, coturno de couro preto, bolsa tira-colo laranja e colar em tons de amarelo, rosa e laranja. Look clássico em preto e branco, com toque de cor laranja na bolsa.

3º Vestido mullet branco com cinto de couro verde turquesa, sandália prateada gladiadora, bolsa azul de couro, bijoux com pedra verde-água. Look Mullet.

Looks usados pelos cantores de 2011:

Claudia Leitte fez a segunda apresentação do Palco Mundo, no primeiro dia do Rock in Rio de 2011. Ela usou um cropped prateado de glitter com uma saia combinando e um blazer preto minimalista. Look glamouroso e fashion.

Depois de Claudia, Katy Perry se apresentou no dia 23/09. Ela trocou dez vezes de roupa:

Logo no começo de sua apresentação, a cantora usava um vestido azul e lilás. Com uma coroa, Katy surgiu no alto do palco e desceu numa nuvem cor de rosa. “Teenage Dream” abriu o show e levou a platéia ao delírio, usando 10 looks Pop Rock.

O segundo modelito da cantora fui um corset, estilo maiô bem justinho. A peça roxa e verde ainda contava com um cinto nas mesmas cores e uma fivela de coração brilhante. Neste look, Katy Perry interpretou “Peacock”.

Em seguida, surgiu no palco com um vestido longo cheio de doces, balas e pirulitos bordados.

Depois de mais algumas canções, para conquistar de vez os brasileiros, Katy usou um "vestido" da bandeira do Brasil e disse: "Eu demorei tanto para vir para cá, mas agora eu sou de vocês."

O ponto alto do show no quesito figurino aconteceu ao som de “Hot N’ Cold”. Enquanto cantava, Katy passava por biombos e trocadores e, utilizando um truque de ilusionismo, ela desfilou com diversos modelitos em curtíssimo espaço de tempo.

Chegando à reta final dos looks da cantora, Katy Perry surgiu no palco usando uma roupa estilo Mulher Gato. Com orelhinhas e uma espécie de espartilho preto brilhantes, ela se jogou nas coreografias e manteve o público agitado.

No famoso bis, a cantora se inspirou em Madonna e seu sutiã pontudo dos anos 1980. Num look prata e peruca azul, Katy fez o final do show no Rock in Rio. Por falar em perucas, apesar de estar com o cabelo rosa desbotado com as pontas loiras, ela usou e abusou do acessório, ficando hora morena, hora com as madeixas azuis.

Elton John se apresentou logo depois de Katy. Ele usou uma camisa vermelha com um blazer preto com detalhes brilhantes coloridos nos braços. Look clássico fino.

Rihanna foi à atração principal do primeiro dia. Seguindo o seu estilo sexy, ela usou um cropped vermelho e branco listrado com um short cós-alto em preto e branco, também listrado e um casaco longo amarrado na cintura. Look Pop.

No dia 24, a apresentação mais esperada foi a da banda Red Hot Chilli Peppers, o vocalista Anthony Kiedis usou uma camisa em branco e vermelho escrita “Red Hot Peru” e uma calça e blazer em preto minimalista. Para complementar o look, usou um boné em preto e branco.

O baixista Michael Peter Balzary, mais conhecido pelo seu nome artístico Flea, usou uma calça vermelha com a camisa brasileira. Look Pop esportivo.

Ke$ha sucedeu Janelle Monáe, no dia 29/09. Ela usou uma camisa rasgada dos Estados Unidos, meia-calça preta rasgada, corpete preto por baixo da camisa, batom azul e glitter no corpo todo.Look Pop Rock.

Shakira foi a mais esperada do dia 30/09. Ela usou uma camisa dourada brilhante com uma calça preta, mecha rosas no cabelo e pulseiras.Look Pop Rock.

Ivete Sangalo subiu no Palco Mundo e cantou junto com ela. As duas usaram saias. Ivete vestiu uma camisa branca com saia dourada de paetês usando um Look Hi-lo e Shakira um top nude e uma saia estampada,num Look Hippie Chic.

No penúltimo dia, Maroon 5 se apresentou logo depois de Maná. O vocalista Adam Levine usou uma calça e jaqueta de couro preta e uma camisa vermelha.Look Pop Rock.

Coldplay foi a última banda a se apresentar no dia 01/10. Eles se apaixonaram tanto pelo Rio, que o vocalista Chris Martin escreveu “RioPreto de copas (cartas)” na cobertura do palco.

Chris usou uma jaqueta verde, camisa cinza e calça escura.Look Militar.

Banda completa no final: Chris Martin, Guy Berryman, Jonny Buckland, Will Champion usaram roupas em tons escuros como verde, azul e laranja.Look Pop.

No último dia, 02/10, Pitty se apresentou e usou uma camisa cinza com paetês verde, shorts de renda preto e bota de couro preta.Look Pop Rock.

A banda System of a Down sucedeu Evanescence. O vocalista Serj Tankian usou uma camisa branca com calça jeans cinza.Look esportivo.

Logo no final, Serj Tankian e Shavo Odadjian (usou um look totalmente preto) levantaram a bandeira brasileira.

E quem fechou o Rock in Rio foi a banda Guns N’ Roses. O vocalista Axl Rose usou um casaco amarelo, óculos de sol preto e chapéu preto.Look descolado.

Looks usados por famosos em 2011:

Marina Ruy Barbosa com seu ex-namorado Kleber Toledo. Ela usou um Look  Rock de couro preto com caveira dourada, bolsa de couro e sapato alto e ele optou por uma produção mais simples ,um Look Minimalista e Esportivo. Camisa branca com calça jeans.

Sophie Charlotte com camisa de caveira colorida, calça rasgada jeans, cinto de couro marrom, bolsa de couro marrom e tênis esportivo.Look Pop descolado.

Tammy di Calafiori com jaqueta de couro preta, blusa branca com poás pretos e calça jeans.Look Pop Rock.

A atriz, Luana Piovani assistiu 2 dias seguidos no Rock in Rio. Ela apostou nas caveiras e usou looks mais despojados:

1º Casaco cinza com caveira rosa e calça preta. Seus 2 looks são despojados.

2º Camisa cinza com caveira de strass e casaco verde oliva.

Paola Oliveira e Joaquim Lopes, seu ex-namorado foram juntos no Rock in Rio 2011. Ela usou uma camisa da banda The Rolling Stones e uma calça vinho com jaqueta de couro preta.Look Pop Rock

Ele apostou em uma produção minimalista: camisa preta minimalista e calça cinza.Look minimalista.

Sthefany Brito no Rock in Rio 2011. Look estilo rocker em jaqueta de couro preta, calça legging minimalista, bijoux em tons de cinza e camisa cinza com frase escrita.Look Pop Rock.

Rock in Rio 2001:

Britney Spears foi uma das grandes atrações de 2001. Ela usou um look prateado com rosa e strass. Look Futurista.

O vocalista da banda Foo Fighters usou um look em tons de verde.Look Minimalista.

Sandy cantou junto com Júnior no Rock in Rio de 2001. Ela usou um look de paetês amarelos.Look Pop.

Em 91, o vocalista da banda Guns N’ Roses usou uma cueca com a bandeira dos Estados Unidos.Look Pop Rock.

O cantor Prince se apresentou em 91. Ele usava roupas minimalistas em tons clássicos.Look Minimalista.

Elba Ramalho se apresentou nos 3 primeiros festivais do Rock in Rio:

Essas foram as roupas que ela usou de 1985, 91 e 2001. O estilo dela sempre foi bastante extravagante e com muitos detalhes. Looks Pop Rock.

Uma das maiores sensações do Rock in Rio de 85, foi Fred Mercury cantando sem camisa com uma calça preta e branca e um lenço vermelho na cintura.Look Pop.

Fred Mercury com a modelo brasileira Biba. Ele sempre usou roupas juntas e apertadas em várias cores.Ambos usaram look Minimalistas.

O guitarrista Janick Gers e o vocalista Bruce Dickinson usaram roupas apertadas de couro em tons escuros e cintos grossos.Look Rock.

Looks para usar durante o Rock in Rio 2015:

Para as garotas que tem o estilo mais rocker, podem apostar em camisas da sua banda preferida, shorts Jeans com detalhes delicados, bolsa tira-colo, coturno ou bota, bijoux delicadas e pequenas, não podemos esquecer do óculos de sol. A case também complementa o look.Look Rock.

Quem não quiser ir de shorts, pode optar por uma calça rasgada em preto, combinando com esta jaqueta e a camisa minimal, makeup básica, bolsa tira-colo e case delicada do Mickey.Look Pop Rock.

Outro look composto por camisa de bandas: Dessa foi é a dos Ramones com calça jeans escura. Pra combinar com o óculos, a jaqueta em tom verde oliva deu um toque militar ao visual. As bijoux com spikes combinaram super bem com a bolsa, o chapéu e a bota.Look Pop Rock.

Podem apostar na tendência boho também! Ela está super em alta e combina super bem com festivais como este. Camisa branca com símbolo da paz, casaco nude com franjas, bolsa bucket marrom em couro, calça jeans e sapatilha de oncinha.Look Boho ou Hippie Chic.

Este look é mais vibrante e colorido: Shorts de couro marrom, cropped estampado, sandália trançada dourada, bolsa dourada e preta, chapéu preto com penas.Look Construtivista ou Étnico.

Esta camisa em preto deu um toque rocker ao look. A jaqueta de couro em marrom combinou com a bolsa e a sandália gladiadora que são nas mesmas cores. Os anéis dourados metalizados ficaram ótimos com a pulseira nude e os óculos de sol. A maquiagem como sempre é básica. Look Pop.

Ponto de vista:

No nosso ponto de vista as modas que tem sido lançada ao longo dos anos no Rock In Rio são muito democráticas e alternativas, pois abrangem looks Rock, Pop Rock, minimalistas, Mullet, geométricas, country, Hi-lo, Boho, entre outros.

As atrações mais esperadas que são as Divas glamourosas  Rihanna e Katy Perry sempre acabam surpreendendo com muitos brilhos, dourados, prateados, criações coladas e sexys quando não optam por uma linha mais romântica e Pop. Temos a intuição que elas virão super fashions para  homenagear a grandiosidade deste mega evento.

Mais informações sobre a moda poderão ser adquiridas no www.bloganjinhadamoda.blogspot.com.br

Por hoje é só. Até o nosso próximo encontro falando de outro tema importante da moda. Espero vocês. Até lá.

Jornalista Noeli de Carvalho e Silva

                 https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

Foto de Noeli de Carvalho e Silva

Noeli de Carvalho e Silva

Editora - Jornalista e Produtora de Moda - Poetisa - Escritora de Fábulas, Contos, Estórias e Poemas Infantis.

Ler comentários e comentar