desktop_cabecalho

O retrato do debate e o desempenho de cada um dos candidatos

Ler na área do assinante

Eleições presidenciais 2018. Reflexões sobre o debate dos candidatos.

a) O mais lúcido dos debatedores: Álvaro Dias. Porém, exagerou no rivotril.

b) Meireles é o galo velho. E Boulos o galo novo. Ambos ciscam no terreiro do PT.

Também se parecem com aquelas biscates que negam o relacionamento com o canastrão cafajeste que lhes dá o sustento. Sem o gigolô não vivem.

c) Alckmin uma decepção. Perdeu a compostura e a coerência. Por isso despenca. Mas teve talento. Conseguiu enganar a muitos por muito tempo. Só para ficarmos num exemplo, combate a CPMF que foi criada por seu partido e pelo seu mentor FHC (o câncer que originou todas essas metástases).

De tanto andar mal acompanhado, pegou os vícios dos canalhas por tabela. Seu eleitorado está sem pai e nem mãe. Grande parte já está migrando, não sem certa vergonha silenciosa, para Bolsonaro.

d) Marina é um defunto político insepulta. Ex-amante do petismo, quer apagar seu passado.

Não passa num psicotécnico para fazer carteira de motorista. Seus eleitores perceberam isso, mais uma vez.

e) Haddad é um boneco que Lula (o ventríloquo) comanda da prisão. Um poste. Bonitinho, mas ordinário. Intelectualmente oco.

f) Ciro é a maior decepção. Pousando de bom moço, faz de conta que não tem nada a ver com a tragédia que se transformou o país. É o mais longevo e ativo integrante de todos os governos nos últimos 20 anos. Foi ministro de Itamar, FHC, Lula e Dilma. No debate de hoje fez o papel mais sujo. O de lacaio. Se não for isso, é burro.

Terceiro nas pesquisas, prefere combater o líder isolado a atacar Haddad o segundo colocado. Por que será?

Porque já sabe que não vai à próxima rodada, se houver próxima rodada. Então sinaliza claramente como se portará no segundo turno, se houver. Ou seja: voltará para o colo do seu "sugar daddy", Lula e do PT.

É sua única sobrevida política. E aí que está a sua burrice. Grande parte do seu eleitorado (PDT raiz), são de esquerdistas democráticos éticos, não aceitam a volta do PT sob nenhuma hipótese. Conheço muitos deles. Gente boa.

Ciro, ao acusar o golpe e a derrota iminente, deixa essa parte consistente dos seus eleitores sem opção que não seja migrar para Bolsonaro de imediato.

g) Dai, que, embora não seja vidente, sou capaz de apostar que Bolsonaro vence as eleições com estrondosa votação, já no primeiro turno.

Mas como sou franciscano e não tenho o que perder, só aposto cafezinho...

PS. Desumano é dizer que Bolsonaro "amarelou".

Tá certo que ele só levou uma "facadinha" no bucho da qual está nitidamente convalescendo, sob rigorosos cuidados médicos após passar por duas delicadíssimas cirurgias há menos de um mês. Mas, convenhamos: A cor dele é o amarelo! E, nestes tempos tudo o que o povo quer é um amarelo no lugar de um vermelho.

Até nisso, esses asnos não pensam.

Se der briga de cabresto, dá briga de burro!

Foto de Luiz Carlos Nemetz

Luiz Carlos Nemetz

Advogado membro do Conselho Gestor da Nemetz, Kuhnen, Dalmarco & Pamplona Novaes, professor, autor de obras na área do direito e literárias e conferencista. @LCNemetz

Ler comentários e comentar