Nova Fake News da Folha quase cria incidente diplomático internacional (veja o vídeo)

A irresponsabilidade e ausência de compromisso com o a verdade e o jornalismo da Folha de S. Paulo atingiram um novo patamar na última segunda-feira.

Segundo matéria, um alto funcionário - mais uma vez não identificado - do governo Colombiano teria garantido que a Colombia se engajaria em uma intervenção militar contra a Venezuela com o objetivo de derrubar o ditador Nicolás Maduro, em uma aliança com Brasil no governo de Jair Bolsonaro.

A matéria falsa fez com que o Ministério das Relações Exteriores da Colombia se manifestasse em vídeo, rechaçando as declarações publicadas pelo jornal brasileiro e afirmando que não houve qualquer sugestão de aliança com tal objetivo.

A Folha ainda ignorou que uma intervenção militar no país vizinho também já foi descartada pelo general Augusto Heleno - futuro Ministro da Defesa do governo de Jair Bolsonaro - e que o Brasil não pode projetar poder bélico unilateralmente contra outras nações a não ser com o objetivo de autodefesa, visto que a Constituição de 1988 veda tal prática.

A única maneira de o Brasil pegar em armas contra a Venezuela seria através da aprovação da Organização dos Estado Americanos (OEA) ou do Conselho de Segurança da ONU. Saiba mais no vídeo abaixo.

da Redação

Notícias relacionadas

Comentários

Leia mais...

Mais em Política