desktop_cabecalho

Metido a esperto, pai de Neymar põe o craque numa grande ‘fria’

Ler na área do assinante

 Ação movida contra Neymar pela Procuradoria da Fazenda Nacional bloqueou 188,8 milhões do patrimônio do jogador, de sua família e de empresas ligadas a ele.

Todo o patrimônio de Neymar está avaliado em 242,2 milhões de reais.

O atacante do Barcelona e da seleção brasileira é acusado de sonegar impostos entre 2011 e 2013, quando atuava pelo Santos e negociava sua ida para a equipe espanhola, de acordo com os autos de infração emitidos pela Receita Federal. 

Negada em primeira instância, a retenção dos recursos foi concretizada depois que o desembargador Carlos Muta, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, considerou que havia riscos de o atleta "dilapidar o patrimônio e lesar os cofres públicos". A Fazenda Nacional considerou que houve "dolo, fraude e simulação de operações para tentar enganar o Fisco" e por isso a punição foi ampliada. 

Como o valor cobrado pela Receita representa mais que 30% deste total, foram bloqueados também bens de seus familiares e de três empresas que comandam (Neymar Sport e Marketing, a N & N Consultoria Esportiva e Empresarial e a N & N Administração de Bens Participações e Investimentos). 

Neymar é acusado de driblar o Fisco em negociações envolvendo sua passagem pelo Santos e sua tumultuada transferência para o Barcelona. A Fazenda contesta a forma como o atacante declarava seus salários no Santos. Neymar alega que 90% do valor provinha de direitos de imagem, mas toda essa parcela ia para a conta de uma das empresas de seu pai e, assim, recebia uma tributação menor. A Justiça alega que Neymar deveria pagar os impostos normalmente sobre todos os seus vencimentos.

O caso mais grave se refere à ida de Neymar para a Espanha. A Receita constatou que Neymar recebeu 10 milhões de euros para dar a preferência de venda ao Barcelona, ainda em 2011 - negociação admitida pelo clube e pelo pai do atleta. Pai e atleta são acusados de simular um empréstimo, já que o pagamento foi feito diretamente à empresa do pai do atleta, sem cobrança de juros nem exigências de garantias, quando ele ainda tinha contrato com o Santos. Por este motivo, Neymar também está sendo investigado pela Justiça da Espanha.

                                     https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

da Redação Ler comentários e comentar