desktop_cabecalho

PF faz devassa na ALERJ e leva mais 7 deputados presos

Ler na área do assinante

Operação da Polícia Federal deflagrada na madrugada desta quinta-feira (8) está cumprindo 22 mandados de prisão, sendo dez deles contra deputados estaduais. Sete deputados deverão ser presos nas próximas horas, pois três dos alvos já se encontram devidamente recolhidos ao cárcere.

A nova operação da PF foi denomina Furna da Onça, em alusão a uma pequena sala, nos fundos do plenário do Palácio Tiradentes, sede da Alerj, onde os deputados se reúnem para conversas reservadas antes e durante as votações.

Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro aprovaram as prisões temporárias dos seguintes parlamentares:

Andre Correa (DEM).

Coronel Jairo (Solidariedade).

Luiz Martins (PDT).

Chiquinho da Mangueira (PSC).

Marcelo Simão (PP).

Marcos Abrahão (Avante).

Marcos Vinícius Vasconcelos Ferreira, o Neskau (PTB).

Também foram aprovadas as prisões preventivas dos deputados Jorge Picciani, Edson Albertassi e Paulo Mello, que já se encontram presos desde novembro do ano passado.

De acordo com o jornal O Globo, os deputados “em troca de propina mensal, que variava de R$ 20 mil a R$ 100 mil e cargos, votavam sistematicamente a favor dos interesses do ex-governador Sérgio Cabral e de Jorge Picciani, incluindo o boicote à CPI dos Ônibus, revogação das prisões decretadas pela ‘Cadeia Velha’ e a aprovação das contas do governo.
Entre os outros 12 mandados de prisão temporária, encontram-se o atual presidente do Detran, Leonardo Silva Jacob, e o secretário estadual do Governo Pezão, Affonso Monnerat, ambos envolvidos na chamada farra de cargos do Detran.

Por determinação do tribunal, serão cumpridas ainda buscas e apreensões em mais de 40 endereços, entre os quais gabinetes da Alerj.”

As acusações que recaem sobre todos os envolvidos são de corrupção ativa e passiva e formação de Organização Criminosa.

da Redação Ler comentários e comentar