desktop_cabecalho

Presidente Bolsonaro, Temer não pode ser Embaixador do Brasil em país nenhum

Ler na área do assinante

Bolsonaro não pode errar. Nem ele nem os governadores eleitos em 2018. Se errarem, o Brasil precisa ser descoberto e fundado outra vez. Até o nome do Estado brasileiro haverá de ser mais uma vez alterado para "República Federativa do Brasil (Refundada)". De Cabral do Século XVI ao Cabral do Século XXI, o pouco que se fez neste Brasil perdeu-se. E o pouco que foi ganho, roubaram.

A era petista acabou. Agora as esperanças estão em Bolsonaro e nos novos governadores recém-eleitos. E cumpre a todos nós brasileiros dar a nossa contribuição.

Neste domingo Bolsonaro e Witzel, o governador eleito do Rio, receberam de mim duas cartas. Lidas, Witzel já respondeu. Bolsonaro nem precisa responder. Basta atender. E se a resposta de Witzel foi meramente protocolar e politicamente estereotipada, convém que renuncie antes de tomar posse.

Eis o que foi tratado, por ora, na carta entregue ao nosso ilustre vizinho-presidente aqui na outrora Cidade Maravilhosa.

"Senhor Presidente. Dois assuntos, relevantes e atuais:

Primeiro Assunto - Conheci do senhor em 2014, na passagem de comando da Policlínica Naval N.S. da Glória, na Rua Conde de Bonfim, Tijuca. O senhor chegou para a cerimônia, parou o carro que o senhor mesmo dirigia, comigo conversou e me pediu que tudo aquilo que disse lhe fosse enviado por escrito para a Câmara dos Deputados. Assim fiz. E assim reitero, agora e novamente. Quanto à questão da maioridade penal. Não é preciso mexer no artigo 228 da Constituição Federal. Fica como está:

"São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial".

Basta acrescentar um parágrafo único, assim:

"A inimputabilidade de que trata o caput deste artigo é presumida para os menores de dezoito anos e maiores de 16 anos e uma vez elidida, como dispuser a lei, a mesma cessa".

Breve comentário: qualquer que seja a infração, se cometida por maior de 16 e menor de 18 anos, o infrator se sujeita a exames multidisciplinares que a lei dispuser, a fim de saber se tinha ou não o pleno conhecimento da gravidade da infração. Se o laudo pericial concluir que não tinha, continua inimputável. Se concluir positivamente, o infrator passa a responder pelo crime perante a Justiça comum.

Segundo assunto - Sugiro nomear para ministro das Relações Exteriores o diplomata Aloysio Marés Dias Gomide Filho. E a sugestão parte de mim, é pessoal, sem o conhecimento do diplomata indicado. Seu pai, o então cônsul Aloysio Marés Dias Gomide foi sequestrado em 1970 pelos tupamaros (braço da esquerda-armada uruguaia) em Montevidéu. Por 7 meses sobreviveu nos subterrâneos da capital uruguaia, até que sua esposa veio ao Brasil e conseguiu arrecadar, com a ajuda dos apresentadores Flávio Cavalcanti, Chacrinha e Silvio Santos, 1 milhão de dólares que os tupamaros de José Mujica exigiam para a libertação do cônsul brasileiro. A esposa conseguiu. O dinheiro foi levado de ônibus, com o pleno conhecimento do governo brasileiro. E pago o resgate, Gomide foi libertado.

É um merecedor prêmio para o filho de Gomide, cujo pai faleceu em 2016. Da minha parte, quando o tupamaro José Mujica esteve aqui no Rio como presidente do Uruguai, pedi a ele que deixasse o hotel em que estava hospedado em Copacabana e fosse, mesmo a pé, até à Rua Toneleiros (pertinho, pertinho), residência de Gomide, sua esposa, filhos e netos. Que fosse pedir perdão. Mas o "patife" (desculpe-me, presidente!) não me atendeu.

O filho é a pessoa mais indicada para ser o ministro das Relações Exteriores ou Embaixador do Brasil na Itália, posto que o Correio Braziliense, não se sabe se verdadeira ou notícia plantada pela assessoria do Palácio do Planalto, assegurou neste fim-se-semana, que o senhor vai entregar a Michel Temer, após 1º de Janeiro de 2019. Não, presidente. O gesto seria muito mal interpretado, pois manteria o foro privilegiado de Temer no STF e os processos-denúncias apresentados pela Procuradoria-Geral da República contra Temer continuariam suspensos no STF em razão do novo cargo.

E mais, presidente. Embaixador é o ápice da carreira diplomática, que começa no Instituto Rio Branco e abre as portas para o Itamarati, mediante concurso público de provas e títulos. A Lei nº 11.440, de 29,12,2006 é taxativa ao dispor no artigo 2º:

"O Serviço Exterior Brasileiro é composto da Carreira de Diplomata, da Carreira de Oficial de Chancelaria e da Carreira de Assistente de Chancelaria".

E mais taxativa e clara é ao determinar no artigo 35:

"O ingresso na Carreira de Diplomata far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, de âmbito nacional, organizado pelo Instituto Rio Branco".

Nem é o caso do artigo 41 parágrafo único da citada lei que diz:

"Excepcionalmente, poderá ser designado para exercer a função de Chefe de Missão Diplomática Permanente brasileiro, nato, não pertencente aos quadros do Ministério das Relações Exteriores, maior de 35 anos, de reconhecido mérito e com relevantes serviços prestados ao País".

Explica-se: se o diplomata de carreira está sujeito ao rigor do Estatuto dos Servidores Públicos Civil da União, conforme determina o artigo 1ª, parágrafo único, da Lei 11.440/2006, com maior força de razão aquele que não é diplomata de carreira, como é o caso de Michel Temer, também está sujeito ao mesmo Estatuto quando indicado e aprovado para ser embaixador do Brasil no exterior.

E o Estatuto é rigoroso ao exigir de quem pretende trabalhar como servidor público federal "ter bom procedimento" (artigo 13, inciso. 5º). E o que é pior, presidente: "O funcionário pronunciado por crime comum ou funcional...será afastado do exercício do cargo, até que venha a condenação ou absolvição, passada em julgado" ( artigo 43 do Estatuto ).

Presidente Bolsonaro, Temer está denunciado no Supremo Tribunal Federal (STF) pela prática de crimes contra a Administração. O processo criminal só não avançou no STF porque a Câmara dos Deputados não deu autorização e o processo está suspenso.

Ao deixar a presidência da República à Zero hora do dia 1º de Janeiro de 2019, Temer perde o foro privilegiado no STF, a competência do STF desloca-se e Temer passa a ser julgado por juiz federal singular, ou seja, de primeira instância.

No entanto, caso o senhor decida dar a Temer uma embaixada, Temer continuará com o processo suspenso e o senhor estará contemplando com o cargo de embaixador quem "não tem bom procedimento" e quem está denunciado por crimes contra a Administração perante a Suprema Corte de Justiça do país, situações que impedem que o senhor faça a indicação imerecidamente piedosa.

E aqui vai uma pergunta: além de todos esses obstáculos legais, que "reconhecidos méritos e relevantes serviços prestados ao país" Temer ostenta e soma em seu favor?.

Não erre presidente. Temer foi vice de Dilma.

Presidente Bolsonaro, afaste de todo povo brasileiro "esses cálices de vinho feito de corrupção e sangue".

Foto de Jorge Béja

Jorge Béja

Advogado no Rio de Janeiro e especialista em Responsabilidade Civil, Pública e Privada (UFRJ e Universidade de Paris, Sorbonne). Membro Efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB)

Ler comentários e comentar