desktop_cabecalho

A campanha terminou e a imprensa militante não aprendeu nada...

Ler na área do assinante

Quem assistiu aos discursos de posse do Presidente Bossonaro, se de olhos fechados estivesse, acreditaria estar ouvindo Churchill falando aos ingleses - líder dotado de personalidade forte e de marcante coerência conceitual. Ao exemplo dele, Bolsonaro se expressou como quem sabe o que quer e sabe querer.

Entretanto, esta impressão não foi compartilhada pela imprensa (mesmo as menos preconceituosas a ele) ignorou o valor da coerência e a coragem de reafirmar as suas propostas de governo, sem a preocupação de agradar. Segundo a mídia, o discurso que ganha eleição não deve ser o mesmo para governar. Gostariam, segundo suponho, que as promessas de campanha tivessem sido somente para angariar votos.

Talvez tivessem alimentado a ilusão de que o Presidente Bolsonaro, votos contados, ignoraria ter sido eleito para salvar o Brasil do caminho do socialismo e que o mérito e não o coitadismo se tornassem a régua de premiação ao estudo, ao trabalho, à honestidade e à poupança. Aí a decepção! Em vez de um deixa pra lá, como se promessa não fosse dívida, ouviram um político reafirmando com ênfase as suas propostas sem medo e com a coerência de quem fala com responsabilidade e domínio conceitual.

Estavam enganados. Foi esta coragem e coerência que venceu as eleições e o fazem hoje merecer a esperança da maioria da nação. Nada mais natural! Pois, como confiar em alguém incoerente? Como apostar em quem não defende as suas ideias de peito aberto?

Não foi a coerência de Churchill que lhe garantiu o apoio dos londrinos mesmo só tendo como proposta: “sangue, suor e lágrimas”? não foi a sua pregação de “ser a coragem a primeira das virtudes, pois sem ela nenhuma outra sobreviveria”? Não foi a sua demonização do nazismo, resultado de duas desgraças: o nacionalismo e o socialismo, que salvaram a humanidade do caminho da servidão - vislumbrado por Hayek?

Felizmente, de olhos abertos vi não ser Churchill, mas um presidente eleito com meu voto, propondo, sem luvas de pelicas, livrar o Brasil do caminho do nacional-socialismo, da corrupção e do burocratismo que fizeram do elogio à ignorância uma virtude e do mérito um pecado da ganância.

(Texto de Jorge Simeira Jacob)

Ler comentários e comentar