Brumadinho: prisão preventiva e/ou cautelar imediatamente dos criminosos (Veja o Vídeo)

Bloqueio de dinheiro da Vale do Rio Doce não basta. O que ocorreu em Brumadinho/MG foi um crime anunciado e previsível, com a morte de dezenas de pessoas e com danos ambientais irreparáveis.

Há concurso de autores, há materialidade e tipos penais gravíssimos, os mais diversos. E não se trata somente de negligência, imprudência e imperícia. Os fatos revelam preterdolo.

A omissão dos representantes da Vale do Rio Doce, em concurso criminoso com os responsáveis técnicos e agentes fiscais que certificaram como normal aquilo que representava riscos iminentes, possíveis e altamente prováveis é dolo.

Correram o risco de obter o resultado - que se avisava prestes a ocorrer. Era só uma questão de tempo. Muito provavelmente os investimentos altos em prevenção refletiriam nos balanços e resultados, nos lucros dos acionistas e na participação dos gestores.

Muitos esconderam a verdade que agora está exposta.

E o resultado desta conduta dolosa, foi o desastre, a catástrofe, as mortes, a devastação, a dor e o malefício irreparável da imagem do Brasil perante o mundo.

Somente o sequestro de dinheiro não basta!

Ante a reincidência delitiva e a impunidade contumaz (temos que lembrar de Mariana/MG), é razoável supor que as investigações possam ter provas escondidas, laudos adulterados, conluios em formação.

Por isso, a nação deve levantar um clamor público pelo uso da lei para prender preventivamente e/ou cautelarmente todos quantos tenham ligação direta com esse massacre. Imediatamente.

Assista ao vídeo com meus comentários. Se inscreva no meu canal.

Luiz Carlos Nemetz

Advogado.Vice-presidente e Chefe da Unidade de Representação em Santa Catarina na empresa Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria e Turismo e Sócio na empresa Nemetz & Kuhnen Advocacia.
@LCNemetz

Mais de Luiz Carlos Nemetz

Comentários

Leia mais...

Notícias relacionadas