desktop_cabecalho

Brumadinho: prisão preventiva e/ou cautelar imediatamente dos criminosos (Veja o Vídeo)

Ler na área do assinante

Bloqueio de dinheiro da Vale do Rio Doce não basta. O que ocorreu em Brumadinho/MG foi um crime anunciado e previsível, com a morte de dezenas de pessoas e com danos ambientais irreparáveis.

Há concurso de autores, há materialidade e tipos penais gravíssimos, os mais diversos. E não se trata somente de negligência, imprudência e imperícia. Os fatos revelam preterdolo.

A omissão dos representantes da Vale do Rio Doce, em concurso criminoso com os responsáveis técnicos e agentes fiscais que certificaram como normal aquilo que representava riscos iminentes, possíveis e altamente prováveis é dolo.

Correram o risco de obter o resultado - que se avisava prestes a ocorrer. Era só uma questão de tempo. Muito provavelmente os investimentos altos em prevenção refletiriam nos balanços e resultados, nos lucros dos acionistas e na participação dos gestores.

Muitos esconderam a verdade que agora está exposta.

E o resultado desta conduta dolosa, foi o desastre, a catástrofe, as mortes, a devastação, a dor e o malefício irreparável da imagem do Brasil perante o mundo.

Somente o sequestro de dinheiro não basta!

Ante a reincidência delitiva e a impunidade contumaz (temos que lembrar de Mariana/MG), é razoável supor que as investigações possam ter provas escondidas, laudos adulterados, conluios em formação.

Por isso, a nação deve levantar um clamor público pelo uso da lei para prender preventivamente e/ou cautelarmente todos quantos tenham ligação direta com esse massacre. Imediatamente.

Assista ao vídeo com meus comentários. Se inscreva no meu canal.

Foto de Luiz Carlos Nemetz

Luiz Carlos Nemetz

Advogado membro do Conselho Gestor da Nemetz, Kuhnen, Dalmarco & Pamplona Novaes, professor, autor de obras na área do direito e literárias e conferencista. @LCNemetz

Ler comentários e comentar