desktop_cabecalho

MST cria Escola de Artes: será o próximo Michelangelo um militante da extrema esquerda?

Ler na área do assinante

Longe dos tempos áureos nos quais era recebido quase com status de Chefe de Estado pelos governos FHC, Lula e Dilma, o MST celebra 35 anos de história cada vez mais decadente e agora sem o respaldo que havia em outras épocas. O ato político em homenagem ao Movimento, ocorrido em 26 de janeiro deste ano, reuniu cerca de 400 pessoas entre parlamentares, amigos e representantes de movimentos populares, quando se reafirmou a disposição dos Sem Terra na construção da resistência e no projeto de Reforma Agrária Popular. Conforme imagem abaixo, nenhum ato é verdadeiramente de esquerda sem um “Lula Livre” como grito de guerra:

A novidade, no entanto, é que agora o MST terá Escola de Artes. A ideia é aprofundar o debate em torno do projeto de Reforma Agrária Popular como Programa Cultural do Movimento. A primeira edição ocorreu no Nordeste, contando com a participação de 80 militantes – sim, tão somente 80 participantes - vindos dos diversos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária dos estados da região.

O evento foi realizado em Campina Grande, no estado da Paraíba, momento em que ocorreu “imersão formativa com as linguagens artísticas”. A ideia é ainda potencializar a arte como ferramenta de resistência e luta na atual conjuntura e na construção da Reforma Agrária Popular.

Conforme destacado no site do Movimento, Jailma Serafim, da coordenação da Escola de Artes e do Coletivo de Cultura do MST, a Escola de Artes no Nordeste é mais um passo na radicalidade do programa cultural do MST:

“Nossa Escola é uma ferramenta que pretende preparar nossa militância na disputa ideológica para esse tempo histórico, além de impulsionar a construção de um processo de articulação do MST com os artistas e grupos populares de nossa região”.

Ao longo das atividades, foram realizadas oficinas técnicas nas áreas das artes plásticas, música, teatro, danças populares, audiovisual e literatura. Uma das participantes declarou:

“Além do conhecimento político e ideológico, a Escola de Artes nos proporciona conhecer e descobrir ainda mais a cultura do Nordeste. Nesses dez dias descobrimos outros jeitos, sabores e maneiras diversas de lidar com o cotidiano em cada realidade, conhecendo diversas pessoas, com várias habilidades e repleta de conteúdo político”.

Será que o próximo Michelangelo sairá das escolas de artes do MST? No entanto, pelo menos até agora, nada além de danças, batuques e discursos políticos foram produzidos pelo Movimento.

da Redação Ler comentários e comentar