desktop_cabecalho

Bolsonaro dá aula de estratégia na gestão de crise

Entenda como Bolsonaro pegou Bebianno em flagrante

Ler na área do assinante

OS FATOS.

1° - Folha de São Paulo descobre e denuncia o caso das "laranjas" do PSL e acusam Bolsonaro de ser o responsável.

2° - Descobrem que os responsáveis por passar dinheiro para as candidatas do PSL foram Bebianno e Bivar.

3°- Bebianno diz que já falou com Bolsonaro e estava tudo bem, dando a entender de que o presidente era complacente com o ocorrido, a mídia comemora que finalmente encontrou uma prova da desonestidade do presidente e começa explorar isso incansavelmente.

PRIMEIRA ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE CRISE:

✔ Carlos, divulga áudios provando a mentira de Bebianno. Repare que a partir daí a mídia, que atacava Bebianno, começa a defendê-lo (estranho, não?!) Responsabilizando apenas o presidente e seu filho.

✔ Bolsonaro dá uma entrevista ao sair do hospital dando a entender que o Bebianno será demitido e a cúpula do governo, preocupada em não haver desgastes desnecessários, tenta intervir e colocar panos quentes.

SEGUNDA ESTRATEGIA DE GESTÃO DE CRISE:

✔ Bolsonaro então convoca uma reunião com Bebianno e os que defendiam a permanência dele para evitar desgaste (Heleno, Santa Cruz e Onix) e anuncia que ele NÃO será demitido, porém, no final da reunião ordena que NINGUÉM CONTE O QUE HAVIA FICADO ACERTADO NA REUNIRÃO! ERA SEGREDO DE GOVERNO! Minutos depois, sai no Globo!

BINGOOOO!!!!

Com essa "armadilha", Bolsonaro provou ao Onix, Heleno e Santa Cruz que o vazador de informações do governo era Bebianno.

✔ Provado o fato, Bolsonaro chama Bebianno na sexta à noite para uma reunião e o demite, agora com o aval do resto da cúpula do governo.

TERCEIRA ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE CRISE:

✔ No mesmo horário do Jornal Nacional que divulgava a permanência de Bebianno, o presidente aparece em outra emissora anunciando a demissão. As capas de jornais e revistas já estavam impressas e chegaram às bancas com notícias desatualizadas.

Isso é estratégia política! Estou fazendo uma pós graduação nessa área, é simplesmente fantástico! Pra quem acha que Bolsonaro "é produto do antipetismo e da rede social", aprendam: ele é produto da estratégia que ele mesmo criou e vem utilizando há mais de 6 anos, quando começou a viajar o país e a participar de programinhas de humor e de fofoca na TV dando declarações polêmicas.

Ele construiu uma narrativa para atrair as pessoas que sentiam o cansaço ideológico dos temas da esquerda, ele deu voz à quem pensava como ele, mas preferia não falar porque era "politicamente incorreto".

Estrategista nato!

(Texto de Raquel Brugnera, publicado em seu Facebook).

Foto de Raquel Brugnera

Raquel Brugnera

Pós Graduando em Comunicação Eleitoral, Estratégia e Marketing Político - Universidade Estácio de Sá - RJ.

Ler comentários e comentar