desktop_cabecalho

Uso da força parece ser inevitável contra Maduro

Ler na área do assinante

Sanções econômicas e pressão diplomática irão repetir o erro da atitude para com Cuba. Daqui a 30 anos, Maduro estará lá, culpando os EUA e seus aliados pela miséria, firme no poder e exportando revolução.

Posso estar enganado, não tenho todos os dados, mas me parece muito improvável que o núcleo duro das Forças Armadas aceite entregar o poder a Guaidó. São criminosos que lucram milhões com o monopólio de comando do país. Não há anistia que compense isso.

Colômbia e EUA devem, em algum momento, decidir por usar a força para instalar Guaidó no Miraflores e, em seguida, termos eleições livres e limpas para virar essa triste página da história. Não creio, mesmo nessa hipótese, que o Brasil seja chamado a participar da intervenção, senão como uma força de apoio e de controle da fronteira Sul da Venezuela, função que já exerce.

A guerra não é bonita, é uma tragédia em qualquer circunstância, mas não conquistamos nossas liberdades e nossas instituições apenas com boas intenções. Exemplos históricos de necessidade de ação não faltam.

Foto de Aurélio Schommer

Aurélio Schommer

Membro do Conselho Curador na Fundação Cultural do Estado da Bahia - Funceb e Membro Titular no Conselho Estadual de Cultura da Bahia.

Ler comentários e comentar