desktop_cabecalho

O Direito de Resposta de Gleisi Hoffmann

Ler na área do assinante

Conforme acertado em audiência de conciliação realizada no dia 26/02/2019, firmado no termo de acordo judicial lavrado na mesma oportunidade, segue, no corpo do presente e-mail, o texto a ser publicado a título de direito de resposta.

DESCULPEM-ME, MAS O JORNAL DA CIDADE ONLINE MENTIU PARA VOCÊ

No dia 12 de outubro de 2018, o Jornal da Cidade Online publicou em seu site matéria falaciosa, onde informava que meu nome, Gleisi Hoffmann, havia sido citado no processo crime movido contra Adélio Bispo de Oliveira, autor do incidente envolvendo Jair Bolsonaro, afirmando que teriam sido encontradas mensagens do acusado para o meu celular.

Por conta do meu compromisso com o restabelecimento da verdade dos fatos, ajuizei ação indenizatória com pedido de direito de resposta em face do Jornal da Cidade. No dia 26/02/2019 realizamos audiência de conciliação no TJDFT, oportunidade em que foi celebrado acordo judicial, por meio do qual foi acordado que o Jornal publicaria, ao menos nesta oportunidade, informações verídicas a meu respeito, as quais passo a expor.

Analisando o histórico do Jornal da Cidade, verifica-se tratar de publicação de mais uma notícia inverídica, o que demonstra o total desconhecimento e descompromisso deste jornal com os princípios éticos que regem o Jornalismo.

Como defensora radical da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa, entendo que todo jornalismo feito com seriedade e qualidade envolve uma análise criteriosa e preliminar à divulgação dos fatos, além de cautela nos ataques às pessoas.

Somado a isso, o jornalismo, ao menos o de qualidade, jamais extrapola o princípio da liberdade de expressão, princípio este que não compreende a divulgação de notícias falsas, cuja verossimilhança, no caso, sequer procurou apurar.

Na reportagem a que me refiro acima, o Jornal da Cidade Online, além de não ser a fonte primária da matéria, mas apenas se limitar a comentar a reportagem da Revista Veja, ainda compreende mal o papel de jornalista e chama a Veja de “maliciosa”, mas tudo isso sem sequer ter acesso à fonte primária da reportagem e, portanto, saber do que está falando.

Cumpre ressaltar que apesar dos órgãos de imprensa ocuparem papel de destaque na sociedade democrática, possuindo a relevante função de prestar informações de qualidade para a sociedade, o Jornal Folha de São Paulo divulgou dados que comprovam que nos últimos anos a divulgação de publicações falsas vem ganhando espaço em detrimento do jornalismo profissional, conforme demonstrado em matéria publicada em 08 de fevereiro de 2018

https://bit.ly/2E9dzWU

Importante destacar que, para elaboração da supracitada matéria, diversas páginas foram analisadas pelo Jornal Folha de São Paulo, tendo sido constatado que este veículo de comunicação, o Jornal da Cidade Online, enquadra-se nos sites que se utilizam de notícias sensacionalistas e falsas para confundir a cabeça do leitor, fato este que se comprova com a simples leitura das manchetes publicadas.

Compreendo que os ânimos da população brasileira, nos últimos anos, estão inflamados, sendo que os assuntos políticos tomam lugar central em grandes discussões que são travadas entre as pessoas. Contudo, não podemos nos deixar confundir por veículos que, alimentando-se da curiosidade e da indignação da população, não possuem o menor pudor em disseminar mentiras em troca de likes e visualizações.

Brasília, 28 de fevereiro de 2019.

GLEISI HELENA HOFFMANN

Deputada Federal PT/PR

Presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores

Ler comentários e comentar