A Vale finalmente na lama...

Ler na área do assinante

Para os amigos do rei hoje enjaulado em Curitiba, o início de governo de Bolsonaro promete tempos difíceis.

Acostumados ao acobertamento crônico de suas maracutaias pelo governo do vigarista de Garanhuns ou pelo da desmiolada rainha da mandioca Dilma Rousseff, estão sujeitos hoje à dura investigação da Polícia Federal.

A respeito de Brumadinho, o delegado que preside as investigações sobre o rompimento da barragem, Luiz Augusto Pessoa Nogueira, declarou que está convicto de que houve crime de falsidade ideológica e uso de documento falso pela Vale no caso.

Opinião partilhada também pelo delegado Bruno Tasca Cabral, chefe do Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente da Polícia Civil de Minas Gerais.

Para ambos, houve homicídio com dolo eventual, onde o criminoso assume o risco de matar sem esse objetivo específico.

É mesmo o que parece ter sido a atuação irresponsável da Vale no caso de Brumadinho, que acabou causando uma série de mortes.

Há, além disso, a prática de crime pela empresa de auditoria externa TuvSud, que atestou a declaração de estabilidade da barragem, provavelmente de forma criminosa e falsa.

A Vale, enroscada até o pescoço no caso de Brumadinho ainda por cima amarga a decisão da juíza de Barão de Cocais, que nesta segunda-feira (25) determinou o bloqueio de 3 bilhões de reais de suas contas.

A decisão se refere ao alto risco da barragem Sul Superior, de responsabilidade da empresa na região.

O risco de rompimento dessa barragem aumenta, e poderá causar a evacuação compulsória de 6,5 mil moradores, além de destruir o centro da cidade, com muitas lojas e dois supermercados.

A juíza também intimou a Vale a tomar providências imediatas para prevenir danos humanos e materiais e aumentou a multa pelo não cumprimento, que era de 2 milhões, para 100 milhões.

Caso estivesse debaixo do governo do parceiro Lula da Silva, a Vale estaria tranquila, colocando notinha na imprensa e empurrando com a barriga o caso que não daria em nada.

Mas isso ficou no passado.

Haddad, outro poste de Lula, foi escorraçado e Bolsonaro é presidente.

O que significa que a Vale responderá por suas patifarias, ao contrário do que ocorreu em Mariana.

Já era tempo.

Foto de Marco Angeli Full

Marco Angeli Full

https://www.marcoangeli.com.br

Artista plástico, publicitário e diretor de criação.

Ler comentários e comentar