desktop_cabecalho

Diretora-gerente do FMI diz que corte no orçamento é demonstração de coragem

Christine Lagarde disse considerar que o governo está no caminho correto

Ler na área do assinante

Christine Lagarde disse considerar que o governo está no caminho correto, mas que tudo vai defender da implementação das medidas.

O contingenciamento de R$ 69,9 bilhões no Orçamento, anunciado pelo governo, é um sinal de “coragem” e de comprometimento do governo brasileiro com o ajuste fiscal, na avaliação da diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde. 

A chefe do FMI afirmou que preservar os ganhos sociais e garantir um crescimento forte e inclusivo vai depender de um mix correto de medidas e reformas. Ela citou uma série delas: solidez na responsabilidade fiscal, “o que significa um grau de ajuste para estabilizar as finanças públicas”; política monetária firme, para “ancorar as expectativas de inflação”; taxa de câmbio flexível; reforma estrutural para “impulsionar a produtividade econômica, a confiança e promover investimentos”. Segundo ela, “isso é critico para o fortalecimento econômico do Brasil”.

Lagarde disse considerar que o governo está no caminho correto, mas que tudo vai defender da implementação das medidas.

Segundo a francesa, a situação de hoje é diferente de como quando o Brasil se recuperou na última vez de uma crise de forma rápida. Mas ela defendeu as medidas do ajuste fiscal como sendo as necessárias para a recuperação.

da Redação Ler comentários e comentar