Noeli de Carvalho e Silva

Editora - Jornalista e Produtora de Moda - Poetisa - Escritora de Fábulas, Contos, Estórias e Poemas Infantis.

Halloween: Uma festa de bruxas, personagens e guloseimas

Nada melhor para começar falando de Halloween do que contar um pouco da sua história tão conhecida e festejada, principalmente na América do Norte e mais precisamente nos Estados Unidos.
Este país de primeiro mundo tem verdadeira fissuração pelas festas de Halloween, que lá são comemoradíssimas pelas celebridades e pelos moradores das diversas cidades americanas, que se preocupam em decorar a sua casa, a sua frente, sua garagem com iluminações especiais, além das decorações internas que abrilhantam, o sentido desta festa amplamente comemorada pelos norte americanos.
Nós podemos ilustrar esta data com esta pequena fábula que retrata o espírito desta festa:
CONFABULANDO SOBRE O HALLOWEEN
Reunidas as bruxinhas amigas confabulavam agitadíssimas nas suas vassourinhas e se preparavam para organizar um lindo Halloween, daqueles que somente elas sabem fazer, onde a criatividade delas não tem fim, reunindo as outras bruxinhas para comerem queimados, confeitos e outras guloseimas feitas e preparadas com todo o capricho por elas. 
Poetisa Noeli de Carvalho.

O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos, sendo que não existe ao certo referências precisas de onde surgiram essas celebrações.
A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma tradição contraída do dia 1 de novembro, o Dia de Todos os Santos, é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o Verão oficialmente se concluía em 31 de Outubro. O feriado era Samhain, o Ano Novo Céltico. Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra "Hallowinas" - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
Mas os estudiosos dizem que a palavra Halloween surgiu da seguinte forma:
O nome é, na realidade, uma versão encurtada de "All Hallows' Even"(Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day). "Hallow" é uma palavra do inglês antigo para "pessoa santa" e o dia de todas as "pessoas santas" é apenas um outro nome para Dia de Todos os Santos, o dia em que os católicos homenageiam todos os santos. Com o tempo, as pessoas passaram a se referir à Noite de Todos os Santos, "All Hallows' Even", como "Hallowe'en", e mais tarde simplesmente "Halloween".
O Halloween marca o fim oficial do Verão e o início do Ano-Novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o Inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis.
Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de Verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en. Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de Outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati). Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram. O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passou ser conhecido como o "Dia das Bruxas".
Fantasias para Halloween:
Fantasia da Noiva Cadáver com vestido de noiva rasgado, coroa de flores e buquê em roxo, meia-calça de esqueleto.

Modelos e combinações para usar com vestidos e ficarem super descoladas:
Looks em cores clássicos: preto, branco e vermelho. Essa combinação fica perfeita para um look de Halloween.
Looks improvisados com saias que bom ser usados em festa de Halloween.

Looks de caveira super fashions.

Looks compostos por saias e blusas com estampas estilo Halloween: 
Fantasia de Branca de Neve em tons de vermelho, amarelo e azul.

Vestido preto minimalista, cinto de couro, colar prateado de lua, meia-calça rasgada,  bota de couro preta, chapéu preto e cabelo tie dye em roxo e rosa claro.

Fantasia de anjo em tons de branco com lilás.

1º caveiras em preto e branco com saia vermelha, 2º cropped branco, 3º blusa de abóbora laranja e 4º blusa de renda preta.

Unhas roxa com preto e cruzes.

Unhas verde claro com preto.

Unhas pretas com desenho de aranha e teia.

Sapato preto com spikes dourados grandes.
Sapato preto com ossos brancos.

Sapato de teia de aranha em preto com strass.

Brincos de abóboras prateadas.

Colar de aranha dourado com strass.

Anel de caveira prata com strass preto.

Pulseira de pingentes do Halloween em roxo, preto e laranja.

Bolsas de PVC coloridas em formas dos símbolos do Halloween.

Makeup de caveira mexicana em tons de azul com preto e paetês.

Makeup de boneca simples com batom vermelho.

Makeup inspirada em Cisne Negro e batom roxo.

Acessórios para complementar seu look para o Halloween.

Perfume Halloween Tatto em preto com prata.

Cases em tons de rosa com preto.

Aliadas ao espírito de Halloween, tanto eu, quanto as modelos Iana de Carvalho, Vitória de Carvalho e Vanessa de Carvalho, que foram convidadas especialmente para editoriar esse artigo, trazemos a nossa contribuição para encerrar esta publicação com um Editorial ricamente caracterizado como a rainha e das Bruxas e suas filhas bruxinhas.
A Colunista, Editora e Jornalista Noeli de Carvalho e Silva, vestiu de Rainha das Bruxas com um look longo dourado com preto e roxo, coroa dourada e sapato preto.

A Modelo Iana vestida de Bruxinha da Aranhas. Ela usou um fantasia longa em roxo com preto e dourado, coque alto com cachos e sapato alto preto.

A  Modelo Vitória muito risonha neste lindo look. Ela vestiu uma fantasia de bruxinha em preto com laranja, saia de tule, chapéu laranja e preto e sapato preto com laço.

A  Modelinho Vanessa fazendo lindas poses para este Editorial. Ela vestiu um fantasia em preto com roxo, chapéu de bruxinha e sapato preto delicado.

Ponto de vista:

No nosso ponto de vista, a festa de Halloween e mais precisamente a moda de Halloween ainda é muito pouco difundida no Brasil, pelo fato desta festa não ser uma tradição da cultura brasileira. Assim mesmo, muitas capitais brasileiras, se preocupam em promover festas a caráter, protagonizadas por fantasias, que são devidamente decoradas com os tradicionais símbolos desta festa como aranhas, abóboras, caveiras, fantasmas, gato preto, bruxas, guloseimas, que traduzem tão bem o espírito do Dia das Bruxas. Os mais fãs acabam mesmo fazendo a sua festa em casa e chamam os amigos, para tornar este momento de brincadeiras,quitutes  e doces praticamente inesquecível.
Aproveitamos para desejar a todos os nossos leitores, um excelente Dia das Bruxas ou um Halloween muito festivo e alegre, tal qual será o aniversário desta colunista, que completa hoje, nova idade!!! 

Mais informações sobre a moda poderão ser adquiridas o no http://www.anjinhadamoda.com/
Por hoje é só. Até o nosso próximo encontro falando de outro tema importante da moda. Espero vocês. Até lá.
Jornalista Noeli de Carvalho e Silva

                                https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline
Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

Noeli de Carvalho e Silva

Editora - Jornalista e Produtora de Moda - Poetisa - Escritora de Fábulas, Contos, Estórias e Poemas Infantis.

Siga-nos no Twitter!

Mais de Noeli de Carvalho e Silva

Comentários

Notícias relacionadas