desktop_cabecalho

Sergio Moro: "Precisamos falar sobre o COAF"

Ler na área do assinante

O COAF foi fortalecido por sua transferência ao MJSP por decisão do Governo do Presidente Jair Bolsonaro.

O COAF é órgão de inteligência contra a lavagem de dinheiro. Não se combate o crime atualmente sem enfrentar a lavagem de dinheiro. Tem que confiscar e asfixiar economicamente o crime organizado. Corrupção também.

O COAF estava meio esquecido, no Governo anterior, no Ministério da Fazenda. Veio, no novo, integrar o MJSP. Com a junção de Justiça com Segurança, sobraram alguns cargos. Transferimos ao COAF.

Tinha 37 efetivos, o plano é ter 65 até o final do ano. Criamos um setor específico dedicado a atender o investigador, MP ou policial, da ponta, com informações estratégicas.Estamos incentivando integração do COAF com MPF, PF e polícias estaduais. Só com o RJ, 27 novos agentes policiais estaduais foram cadastrados este ano junto ao COAF para obtenção de informações. Antes eram quatro.

Aliado a isso, incentivamos ainda mais o cuidado com a preservação dos dados do cidadão. Sem vazamentos. O objetivo é proteger o cidadão contra o crime e não expor dados privados indevidamente e prematuramente.

Há discussão no Congresso para ele voltar para a Economia. Respeitosamente, não é o melhor. O Min. Guedes não quer. Qualquer decisão será, por óbvio, respeitada, mas estamos conversando com os parlamentares para mantê-lo. No combate ao crime, integração é a chave.

Texto postado pelo Ministro Sergio Moro no twitter.

da Redação Ler comentários e comentar