desktop_cabecalho

Lula fez check-up este fim de semana no hospital Sírio Libanês

Exames de Lula mostram que câncer de laringe não voltou

Ler na área do assinante

Os exames de controle do câncer de laringe do ex-presidente Lula, realizados neste final de semana no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, obtiveram o seguinte resultado: não há sinal da volta da doença. 

Lula se submeteu a exames de sangue, ressonância magnética e PET-Scan.

Desde outubro de 2011, quando foi diagnosticado com câncer de laringe, o ex-presidente tem se submetido a exames médicos semestrais. E assim deverá ser até o fim de 2016. A cura da doença só pode ser confirmada se depois de cinco anos não houver recorrência do tumor.

Há vinte tipos de câncer de laringe, com 150 000 novos casos por ano no mundo - dos quais 10 000 no Brasil. O de Lula, carcinoma epidermoide, foi o mais comum e também um dos mais agressivos. Ao longo de quatro meses, o ex-presidente se submeteu a um tratamento dividido em duas etapas. Na primeira, passou por sessões de quimioterapia. Em seguida, foi submetido a uma combinação de quimioterapia e radioterapia.

Desde o fim do tratamento, inúmeros boatos surgiram em relação à volta do tumor - todos desmentidos pela equipe médica que cuida do ex-presidente. O mais recorrente é o de que Lula se submete a terapias no Síro Libanês durante a noite para fugir do assédio. Ele chegaria ao hospital de helicóptero.

da Redação Ler comentários e comentar