desktop_cabecalho

Se o número de assassinatos tivesse aumentado, os "especialistas" culpariam Bolsonaro

Matéria da Globo não faz menção direta ao presidente sobre sua influência nas quedas de índices de assassinatos no 1º trimestre do ano.

Ler na área do assinante

Nesta segunda-feira (13), o G1 - portal de notícias da Rede Globo - divulgou uma matéria intitulada "Assassinatos caem 24% no 1º trimestre do ano no Brasil", com base em dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

Os números de assassinatos em relação ao mesmo período do ano passado demonstram uma diminuição de 3,2 mil mortes violentas e todos os estados do país apresentaram quedas em seus índices. Inclusive, 4 estados tiveram redução superiores a 30%: Ceará, Amapá, Sergipe e Rio Grande do Norte.

Na matéria publicada pelo G1, a reportagem elenca algumas causas "por trás da queda" destes números, como: diminuição da tensão entre as facções depois da crise nos presídios; mais instrumentos para atuar no comando das facções; crise de 2017 como ponto de alerta; compartilhamento de políticas públicas entre todas as esferas; interesses mútuos dos governos e das facções; programas estaduais de redução da violência; criação do Sistema Único de Segurança Pública e pressão da opinião pública.

Cabe destacar que, dentre as causas levantadas, nenhuma faz menção direta ao presidente Jair Bolsonaro, sobre sua influência nessas quedas de índices.

Sobre isso, Bolsonaro publicou em suas redes sociais:

da Redação Ler comentários e comentar