desktop_cabecalho

Lula diz que não tem medo de ser preso, que FHC sofre com o seu sucesso e que pode ser candidato em 2018

Ler na área do assinante

Em entrevista concedida nesta quinta-feira no programa SBT Brasil, o ex-presidente Lula admitiu que pode ser candidato em 2018, se perceber que o projeto do PT está ameaçado. 

"Se for apenas para evitar que a oposição ganhe, não precisa nem ser candidato. Mas para defender o projeto, eu posso ser candidato outra vez. Você não tenha dúvida que eu estou disposto", declarou o ex-presidente, que já concorreu à Presidência da República cinco vezes, entre 1989 e 2006.

O ex-presidente afirmou que não tem medo de ser preso. "Eu não temo porque eu duvido que tenha alguém nesse país, do pior inimigo meu ao melhor amigo meu, do pequeno ao grande empresário, que diga que algum dia teve alguma conversa ilícita comigo. Eu tenho a consciência limpa", declarou.

Na entrevista conduzida pelo jornalista Kennedy Alencar, o petista disse que fica imaginando quantas pessoas usaram o nome dele para obter vantagens, em referência a investigações envolvendo amigos próximos a ele. "Você não sabe a quantidade de desmentido que é feito todo dia. É preciso que a gente não dê confiança ao bandido e desconfiança ao inocente", declarou o ex-presidente, que sorriu diversas vezes ao ouvir perguntas sobre o assunto.

Lula afirmou ainda que nunca foi alertado sobre casos de corrupção na Petrobras antes da descoberta do esquema criminoso na estatal pela operação Lava Jato. "Eu não fui alertado pela gloriosa imprensa brasileira, pela Polícia Federal ou pelo Ministério Público. Nunca ninguém me disse que tinha alguma coisa", disse o ex-presidente, que afirmou ainda ter sido o "presidente que mais visitou a Petrobras".

"Essas coisas você só descobre quando a quadrilha cai ou quando alguém denuncia. Quantas coisas acontecem com seu filho dentro da sua casa e você não sabe", afirmou.

Questionado sobre críticas feitas a ele pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Lula disse achar que o antecessor tem um problema pessoal com ele. "Eu tinha uma boa convivência com ele, mas eu acho que ele tem um problema comigo, de soberba. Ele sofre com o meu sucesso. Ele devia pensar 'o Lula não fala inglês, não vai saber conversar com as pessoas'. Mas o meu governo foi admirado em todo o mundo", respondeu Lula.

O petista afirmou ainda que FHC tem que lembrar o episódio da compra dos votos para aprovar a reeleição no Congresso, em 1997, no primeiro mandato do tucano, "toda vez que tiver que falar de corrupção". "Ele tem que lembrar que não havia investigação no governo dele", completou.

Sobre o governo da sucessora, o ex-presidente declarou que a presidente Dilma Rousseff "tem que saber que a roda gigante da economia tem que voltar a girar". 

                                  https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

da Redação Ler comentários e comentar