desktop_cabecalho

Uma pequena reflexão sobre algumas críticas fundamentadas dirigidas a Bolsonaro (Veja o Vídeo)

Ler na área do assinante

Todo e qualquer pensamento crítico e raciocínio elaborado que, de alguma forma, não atenda às expectativas dos Bolsonaristas são violentamente atacados, incluindo agressões pessoais caluniosas e, não raro, lastreadas por mentiras deslavadas.

Isso, devo lhes dizer, enche o saco!

Vejam o meu caso, por exemplo. Desde que o quadrilheiro Luiz Inácio da Silva - vulgo "Lula" - assumiu o poder, sou um de seus críticos públicos mais ferozes. Fui o primeiro a dizer abertamente na TV que ele era um bandido e que terminaria na cadeia, lá em 2011, no quadro "iPolítica" da Rede Record, quando Lula ainda tinha mais de 80% de popularidade e muito antes de sonharmos com Operação Lava Jato e suas revelações (assista ao vídeo da época, ao final da matéria). Escrevi livros e tenho mais de 3.000 publicações de ininterrupto enfrentamento aos governos do PT nesses 16 anos. É só pesquisar... e o Google está aí pra isso mesmo!

Tenho uma história de luta antipetista e antiesquerdista. Muitos dos amigos e seguidores que aqui estão, me acompanham a tempo suficiente para ter visto boa parte dessa história. Aliás, perdi muitos amigos justamente por aquilo que defendo.

Eis que, basta eu escrever uma linha crítica ao presidente Jair Bolsonaro ou ao seu governo que, imediatamente, surge uma avalanche de comentários repletos de bilis e muita ignorância. Agora pouco, fui chamado de "petista desgraçado" por uma leitora bolsonarista, que completou: "você é petista desde sempre e deve ser bem pago para só escrever coisas favoráveis à esquerda".

Convenhamos, a moça, para além da ignorância, é uma tremenda preguiçosa, porque se tivesse dado uma "googada" antes de escrever, não passaria essa vergonha. Se tivesse lido mais dois ou três posts meus, não teria escrito tal diatribe.

Essa moçada, infelizmente, acha que o dia só amanhece quando ela acorda. É preciso mudar isso aí, "talquei"?!

Sabe, penso que esse estratagema de defender o Governo Bolsonaro a qualquer preço, valendo até o uso de fake news, de mentiras vergonhosas, pequenez de pensamento, no fundo acaba enfraquecendo o próprio Jair Messias Bolsonaro.

Enfraquecem-no porque, ao fazer uso de mentiras e ignorâncias para defendê-lo, expõem sua própria incredulidade na capacidade de o presidente da República ser Político, de fazer Política, de suportar democraticamente as críticas e superá-las com trabalho e competência.

Particularmente, acredito que o Governo Bolsonaro conseguirá superar esse momento difícil, fruto em boa parte da corrupção endêmica e da desgraceira deixada como herança pelos governos anteriores. Acredito, especialmente, na potencialidade dos ministros Paulo Guedes e Sérgio Moro em sedimentar bases econômicas e de segurança para que o país assuma uma trajetória de prosperidade.

Mas, não acredito em propostas que pretendem fazer fumaça para dizer que é cortina.

Talvez valha uma pesquisa para diagnosticar quantos apoiadores de Jair Bolsonaro estão recolhendo esse apoio justamente por não suportar mais essas doideiras da ala mais radical e cega.

Sem autocrítica, apenas repetem a extrema esquerda na extrema direita. Ambas extremamente chatas.

Nunca achei que seria fácil, ou que não demandaria muito suor e lágrimas. Não existem facilidades no caminho daqueles que desejam assinar seu nome na História.

Veja o vídeo:

Foto de Helder Caldeira

Helder Caldeira

Escritor, Colunista Político, Palestrante e Conferencista
*Autor dos livros “Águas Turvas” e “A 1ª Presidenta”, entre outras obras.

Ler comentários e comentar