desktop_cabecalho

Este homem planejou e financiou os atentados terroristas em Paris

Ler na área do assinante

Abdelhamid Abaaoud, de 27 anos, é nascido em Molenbeek, subúrbio de Bruxelas, na Bélgica e tem origem marroquina. As autoridades belgas e francesas acreditam que Abaaoud é o líder de uma célula terrorista e está por trás dos ataques terroristas de Paris, que deixaram 129 mortos. 

Ele teria planejado e financiado os atos e estaria atualmente na Síria. O terrorista é também acusado de outros atentados na Europa, como a tentativa de um massacre no trem Thalys que fazia o trajeto entre Amsterdã e Paris, em agosto deste ano.

Abaaoud é considerado uma das figuras midiáticas mais importantes entre os jihadistas belgas por sua atividade em redes sociais. Em um vídeo publicado na internet em 2014, ele diz que reza "para que Alá extermine aqueles que se opõem a ele, seus soldados e admiradores".

O suspeito é tido pelos investigadores, como alguém próximo a Salah Abdeslam - atualmente foragido e irmão do homem-bomba que se explodiu no bar Comptoir Voltaire, na noite de sexta. Abaaoud e Abdeslam estiveram presos juntos na Bélgica, em 2010, por assalto à mão armada. Além disso, o possível mentor dos últimos atentados estava em contato com Mehdi Nemmouch, autor do ataque ao Museu Judaico de Bruxelas, que custou a vida de três pessoas em 24 de maio de 2014.

Abdelhamid Abaaoud é possivelmente um dos militantes mais ativos do Estado Islâmico (EI). O suspeito teria se unido ao grupo terrorista em 2013 na Síria e recrutado para o EI o seu irmão mais novo, Younes Abaaoud, de apenas 13 anos, que se tornou um dos membros mais jovens do grupo. O pai dos dois, um comerciante marroquino em Bruxelas, foi quem denunciou Abaaoud junto à polícia belga, pelo rapto do irmão adolescente.

                                             https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

da Redação Ler comentários e comentar