desktop_cabecalho

Glenn, já confessou sem perceber…

Ler na área do assinante

O pavão voltou. Greenwald pode entender de ROUBAR informações. Os juristas podem achar nas nossas leis (que dão azo para TUDO, num país de burocracia soviética). Mas eu entendo um bocado de psicologia.

Glenn Greenwald deu pra trás. De repente, não tem mais outro assunto no país: até o fim da tarde, João Gilberto falece e o assunto mais comentado ainda é... o pavão que desmascara Verdevaldo.

Pode não significar nada juridicamente, mas Glenn acabou confessando sem perceber: mudou de assunto. Postou notícias X sobre qualquer coisa irrelevante. Sem parar. Na primeira ‘pavoada’, ficou quietinho. Apareceu falando das vírgulas americanas e dos rublos “errados” (novo termo para “espanhol”), confiou que a mídia não iria falar nada (aposta sempre correta) e deixou pra lá.

Agora, apertou um pouco mais lá. Não passa nem sinal de Wi-Fi. Lembra de quando o ‘Cagada Livre’ postou aquela merda (qual delas, se só postam isso?, já pergunta o apressado) sobre o avião da Chapecoense? Repostou todo o site DUAS VEZES POR MINUTO para ninguém mais achar o post da cagada.

Greenwald fez o mesmo: mudou de assunto. O país inteiro, quinto maior do mundo, terceiro em uso de redes sociais, só fala do cara, do CPF do empregado incompetente dele, do número do celular do deputadinho dele. E o cara posta sobre Wimbledon, Chris Williamson, UNE.

Ainda dá um RT num ato falho do David Miranda: ah, sou carioca, não falo “mainha”! Opa! Todo mundo sabe que “mainha” era um codinome, não a mãe dele (provavelmente uma jornalista que passa pano pra socialistas, como eles e o Dirceu). Quem se DEFENDE de uma mensagem dessas?!

Se você sabe que o celular revelado pelo pavão não é seu, você prova. Você mostra o absurdo. Você aproveita e faz o pavão perder toda a credibilidade. O que Glenn faz? Passa recibo. Como admitiu o Demori, em público (ninguém precisou roubar o celular, ao contrário do Intercept).

Se você é inocente, por que muda de assunto?

Pense por meio minuto. O que o pavão revelou é fake, e você é o Glenn. O que você faz? Não dá uma gostosa risada, e mostra a loucura?

Agora pense por outro meio minuto. O que o pavão revelou é verdadeiro, e você é o Glenn. Você não faz EXATAMENTE o que ele fez?

Como o que o Intercept revela é IRRELEVANTE juridicamente (ou teriam apresentado ao MP e DESTRUÍDO o Moro), fazem apenas um rebosteio com a Folha (dispensa apresentações) e a revista do investigado André Esteves, precisamos fazer o contrário. Mostrar PARA A POLÍCIA FEDERAL que Glenn revelou tudo ao dar pra trás.

Esse é uma das questões mais importantes do Brasil nos últimos anos.

(Texto de Flavio Morgenstern. Escritor, analista político, palestrante e tradutor)

Publicado na página do autor no Facebook

Ler comentários e comentar