desktop_cabecalho

Em evento da juventude petista, Lula pede ajuda e culpa oposição por situação difícil de Dilma

Ler na área do assinante

O ex-presidente Luis Inacio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (20) do 3º Congresso Nacional da Juventude do PT, ocasião em que atribuiu à oposição a 'encalacrada' que está o PT e o governo.

Lula disse ainda que a presidente Dilma precisa de ajuda para "construir a governabilidade" 

Lula afirmou ainda que seria "ideal" para um partido político vencer as eleições sem a necessidade de fazer alianças mas, de acordo com o ex-presidente, "entre o desejo ideológico partidário e o mundo real da política há uma distância enorme".

Os jovens petistas presentes gritavam "fora, Cunha" e "fora, Levy" e pediam o rompimento com o PMDB, maior partido aliado do governo Dilma Rousseff

"O ideal de um partido é que ele pudesse ganhar a Presidência da República, 27 governadores, 81 senadores e 513 deputados sem se aliar a ninguém. Mas, muitas vezes, temos que aceitar o resultado e construir a governabilidade", disse Lula. "Precisamos ajudar Dilma a sair da encalacrada que a oposição nos colocou", completou.

Lula. por sua vez, defende um acordo de não agressão a Cunha, que ainda tem o poder monocrático de deflagrar ou não um processo de impeachment contra a presidente.

"Escrever em um documento 'fora, Levy' ou 'fora, PMDB' é muito pouco, tem que propor algo maior. Quero saber qual é a proposta da juventude para a educação desse país. Quero saber o que esse congresso vai aprovar para propor para o nosso governo gerar emprego", disse Lula.

Mais uma vez o ex-presidente afirmou que os militantes do partido "não podem permitir que ladrão fique chamando petista de ladrão".

Segundo Lula, "o PSDB precisa provar o que fala" quando acusa a sigla de ter arrecadado dinheiro de forma corrupta para os cofres do partido e para financiar campanhas eleitorais.

Para Lula, há uma campanha "de setores da imprensa e da sociedade" para denegrir a imagem do PT e, por isso, diz o ex-presidente, criminalizam apenas as ações da legenda.

"Quero saber se o dinheiro do PSDB foi buscado numa sacristia. Será que o Vaccari era burro e só ia no cofre sujo?", disse o ex-presidente em referência ao ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, preso por suspeita de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras.

"É preciso levantar a cabeça, mas não de arrogância, aquele levantar de cabeça de quem sabe o que quer, que tem razão e não vai permitir que eles destruam o nosso governo e o nosso partido", afirmou Lula.

Durante seu discurso de pouco mais de meia hora, o ex-presidente foi interrompido algumas vezes pela plateia, que gritava "Lula de novo com a força do povo", mas ele pediu "calma" para "não queimar nenhuma etapa".

Para Lula, antes de pensar em 2018, é preciso sair da "dificuldade" de hoje. "Se a gente está passando por dificuldade, é hora de se juntar e ajudar", afirmou.

À esquerda do palco onde discursou Lula, os petistas estenderam uma faixa em que se podia ler: "guerreiros do povo brasileiro". Estampadas, fotos estilizadas do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, do ex-presidente do PT José Genoino, do ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha, todos condenados no mensalão, além dos dois ex-tesoureiros do partido que estão presos, João Vaccari Neto e Delúbio Soares.

                                            https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

da Redação Ler comentários e comentar