Cadastro para bloqueio de telemarketing: O fim do transtorno.

17/07/2019 às 08:58 Ler na área do assinante

Um serviço totalmente dispensável e incômodo. Dezenas de ligações diárias - nos seus telefones - estão com os dias contados, ou porque não dizer: com os minutos contados? Isso depende de você agora, pois já está disponível o site "Não me Perturbe". O site é um cadastro nacional de bloqueio de ligações de telemarketing e robôs que está em operação desde terça-feira (16).

Até o momento dessa matéria, quase 1 milhão de pessoas já se cadastraram no site,

https://www.naomeperturbe.com.br

para bloquear as ligações de telemarketing - segundo informação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com o site - Não me Perturbe - o cadastro permite de forma fácil e gratuita, evitar promoção de vendas e serviços por meio de contato telefônico proveniente exclusivamente das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações (Telefone móvel, telefone fixo, TV por assinatura e Internet).

Por determinação, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as empresas foram obrigadas a criar esse portal.

Será que as empresas - responsáveis por tantas ligações - se darão conta que eles extrapolaram? Mas o grande problema aqui - no Brasil - é a falta de concorrência, pois com tão poucas empresas, não se vê nenhuma outra com a promessa de não perturbar o cliente - como fizeram essas poucas. A intervenção do governo, restringe a entrada de mais empresas e em seguida, intervêm para regular a sua conduta. Intervenções e mais intervenções. Mas deixemos esse assunto de lado...

Para resumir a sensação de receber tantas ligações: é como se fosse vários ataques de vírus nos aparelhos telefônicos - literalmente é isso. Para quem já pegou aqueles vírus ferrenhos, no sistema de computador, sabe do que eu estou falando. Se fosse um computador desk top atacado dessa maneira e pela mesma proporção (como muitas pessoas vem sendo atacadas) o computador já teria quebrado. Da mesma forma que a nossa paciência "quebrou". Por isso um ar de comemoração.

Se tratando do cadastro - devido a muitos acessos "múltiplos" -, o site, pode sobrecarregar e gerar um pouco de dificuldade para os interessados.

Se o seu navegador enviar a mensagem: "Devido ao excesso de usuários não foi possível incluir o seu registro, por favor tente novamente", não se preocupe, pois são muitas pessoas que estão tentando se livrar das ligações. A alternativa, que resta, é tentar mais tarde. O cadastro é muito simples e só precisa de um login (com seu e-mail e uma senha), CPF e informar os números dos telefones desejados. Feito isso, os números cadastrados, não receberão mais ligações das empresas.

Quando você se cadastrar no site, você poderá escolher bloquear todas as operadoras ou selecionar uma ou mais delas.

As empresas que estão cadastradas - e que podem ser bloqueadas - são: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo.

Outros serviços de telemarketing, como bancos, continuarão com o serviço. Após o cadastro, as empresas têm 30 dias para efetivar o bloqueio, caso contrário, elas poderão ser advertidas ou penalizadas com multas que podem chegar até R$50 milhões.

Edivaldo de Carvalho

Jornalista (Estácio de Sá) – Diário Terça Livre.

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