desktop_cabecalho

O que é verdade? O que é mentira? Fake News se torna verdade? Todos os fatos para a análise do leitor...

Ler na área do assinante

Fico observando como hoje em dia nosso jornalismo está sendo colocado numa saia justa cada dia maior por conta das Fake News, Anti Fake News, as verdadeiras e as mentirosas notícias veiculadas nos meios de comunicação.

Longe de mim estar aqui criticando ou apontando o dedo para algum colega jornalista, mas, o povo, que deve ser informado realmente do que ocorre, deve receber cada dia mais as notícias o mais próximo possível da verdade. Nesta matéria vamos discorrer sobre este assunto, com uma notícia veiculada nesta sexta-feira, dia 26 de julho.

Fui surpreendido por uma notícia bombástica logo de manhã: O Sr. Glenn Greenwald teria sido internado na Clínica São Vicente na Gávea, na madrugada deste dia 26/07/2019, por um suposto Infarto por Overdose de Cocaína e que logo depois teria sido transferido para o Hospital Samaritano em Botafogo. Tal notícia veio a partir do Site Terça Livre, do jornalista Allan dos Santos (conforme link no final da matéria).

Logo depois, ainda pela manhã, surge uma Live no Instagram (link no final da matéria) do Deputado Federal David Miranda, acordando de manhã em sua casa, mostrando o Sr. Greenwald deitado ao seu lado em sua cama acolhedora junto a seus cães, mostrando inclusive seus filhos na sala, informando que eles estão acordados desde as seis da manhã e pergunta “Papai saiu de casa hoje?” e um dos meninos balança a cabeça negativamente.

Eu tenho levantado uma bandeira sobre e contra as FAKE NEWS, por conta de ver que elas podem ser produzidas de ambos os lados. Alguém pode fazer uma Fake News contra uma pessoa, vimos isso muito ocorrer na campanha presidencial de 2018, e existe ainda o efeito reverso da FAKE NEWS, alguém planta uma mentira contra ele próprio buscando desacreditar outra pessoa. No caso do Terça Livre, quem ler a matéria toda verá que o Allan dos Santos nos informa que tal notícia foi dada por uma fonte anônima. Aí a porca começa a torcer o rabo, como dizia minha velha avó. O Terça Livre é um site extremamente sério e preza muito pelas notícias que divulga. Não tive o prazer de conhecer o Allan dos Santos pessoalmente, mas, ele sempre me passou uma lisura muito grande nas notícias que divulga. Mas, não estou aqui para defesa do Terça Livre, até porque eles sabem se defender muito bem.

O que me espanta é: a Deputada Bia Kicis, mais tarde um pouco, faz uma Live comentando este fato e levanta a seguinte lebre - Ancelmo Gois, colunista do jornal O Globo, publica em sua coluna que o Sr. Greenwald havia sofrido um cateterismo no dia 22/07/2019. Não sou assinante do O Globo, então não tive acesso a matéria como um todo, mas, o que espanta é ter muito ruído nessa história.

Cateterismo é feito sob algumas situações e fomos então beber na fonte, em um dos hospitais mais conceituados do país – Sociedade Beneficente Israelita Brasileira – Hospital Albert Einstein, para entender um pouco sobre esse procedimento. Colamos aqui parte do texto que explica tal procedimento:

“Cateterismo cardíaco (cinecoronariografia ou angiografia coronária ou estudo hemodinâmico)

O Cateterismo Cardíaco - também conhecido como Cinecoronariografia ou Angiografia Coronária ou Estudo Hemodinâmico - é um exame invasivo que pode ser realizado de forma eletiva, para confirmar a presença de obstruções das artérias coronárias ou avaliar o funcionamento das valvas e do músculo cardíaco - especialmente quando está sendo programada uma intervenção (angioplastia, por exemplo) - ou em situações de emergência, para determinar a exata localização da obstrução que está causando o infarto agudo do miocárdio e planejar a melhor estratégia de intervenção.”

Vejam a matéria toda no site do referido Hospital:

https://www.einstein.br/especialidades/cardiologia/exames-tratamento/cateterismo-cardiaco

É agora que começam as especulações: Foi infarto? Procedimento exploratório? Overdose de Cocaína? Não estou aqui para plantar Fake News, até porque não é minha linha de trabalho jornalístico, estou aqui para informar, para buscar trazer à tona o que realmente acontece ou aconteceu num fato jornalístico.

O Sr. Greenwald ter passado mal e submetido a um cateterismo preventivo? Ter tido um infarto? Ou, até ter tido uma Overdose de Cocaína? Na minha humilde visão, não acrescenta em nada para mim. É apenas mais uma fofoca envolvendo o jornalista do The Intercept que está supostamente envolvido com o Hackeamento das contas do Telegram do Procurador da República Danton Dallagnol e do, na época, Juiz Sérgio Moro.

O que eu levanto aqui é essa dualidade de informações: O Terça Livre publica uma coisa de manhã, às 14:45 no Blog do Ancelmo, a Editora do Blog, a jornalista Ana Cláudia Guimarães publica outra notícia, jogando água na fervura e criando uma cortina de fumaça nessa fogueira.

Cada dia mais vemos a mídia se chocando para trazer notícias que ficam, para o povo, apenas uma incerteza do que é mentira e do que é verdade. Notícias que acabam deixando mais perguntas do que respostas, tipo: Por que o Prefeito Celso Daniel foi morto? Onde está o Amarildo? Quem bancou as despesas do Adélio Bispo? Por que o Sr. Greenwald recebeu de graça as peças hackeadas envolvendo o Procurador e o Ministro, ex juiz, citados acima?

São tantas interrogações que fico perplexo como a população consegue saber a verdade totalmente. Até porque, como já citei em um artigo anterior, no Art. 4º do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros – “O Compromisso fundamental do jornalista é com a Verdade no relato de seus fatos, razão pela qual ele deve pautar seu trabalho pela precisa apuração e pela sua correta divulgação.”, coisa que eu busco com afinco fazer.

Especulo, mas, não afirmo. A única coisa que posso dizer disso tudo é...

TEM ANGU POR BAIXO DESSE CAROÇO.

(Texto de Luiz Gustavo Chrispino. Jornalista)

Terça Livre:

https://www.tercalivre.com.br/urgente-glenn-greenwald-internado-as-pressas-no-rj/

Instagram David Miranda:

https://www.instagram.com/tv/B0YNyuOATZe/?igshid=sv5mbhle89z0

Ler comentários e comentar