desktop_cabecalho

Bolsonaro agradece artigo publicado no Jornal da Cidade Online que aponta erro do STF

Ler na área do assinante

Neste sábado (10), do alto do trio elétrico da Marcha para Jesus, o presidente Bolsonaro defendeu a “família tradicional”.

E lançou um desafio:

“que então apresentem uma emenda à Constituição e modifiquem o artigo 226 que lá está escrito que família é homem e mulher. E que mesmo mudando isso não dá para emendar a Bíblia”.

Obrigado, presidente, por ler o Jornal da Cidade Online. Desde que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, ao considerar inconstitucional o artigo 1723 do Código Civil que não permitia casar homem com homem e mulher com mulher, nenhum outro jornal publicou matéria sobre o erro que o STF cometeu. Até hoje, nove anos depois, o único a fazer isso, a respeito deste erro notável do STF, aconteceu aqui, no Jornal da Cidade Online. O texto foi publicado no dia 30 de Julho último, no artigo intitulado

"Só o STF é que autorizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A Constituição Federal não permite",

que este assunto foi levantado pela primeira vez desde que o STF errou. O artigo explicou que, embora o artigo 1723 do Código Civil tenha sido revogado pelo STF, a Suprema Corte não defendeu o artigo 226, parágrafo 3º da Constituição que só permite o casamento entre homem e mulher. Não defendeu e nem poderia revogar o dispositivo da Carta Magna. Isto só seria possível através de Projeto de Emenda Constitucional (PEC).

Ora, a preposição "entre", que consta no referido artigo que o STF fez vista grossa e desprezou, quando deveria enxergar, observar e respeitar, é suficiente para indicar que casamento só pode ser realizado entre o homem e a mulher. Daí porque, consta no referido artigo, que todos os casamentos entre pessoas do mesmo sexo são inconstitucionais e que somente a aprovação de uma PEC poderia revogar o mencionado artigo constitucional.

Publicado o artigo, tratei de enviá-lo para o doutor Marcelo da Silva Vieira, Diretor de Documentação Histórica do Gabinete Pessoal do Presidente da República a quem solicitei que imprimisse e entregasse ao presidente Bolsonaro, em razão da relevância do tema. Dias depois, recebi do doutor Marcelo mensagem e-mail nela escrito "Senhor Jorge Béja, o presidente Jair Bolsonaro me incumbiu de agradecer a remessa do artigo sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo, publicado no Jornal da Cidade Online. Atenciosamente, Marcelo da Silva Vieira".

E embaixo do nome, vem impresso o importante cargo que o doutor Marcelo ocupa no Gabinete Pessoal do Presidente da República. E neste sábado, o presidente Bolsonaro, que não é jurista nem constitucionalista, ao discursar na Marcha para Jesus, ao condenar o casamento entre pessoas do mesmo sexo e desafiar o Congresso Nacional a revogar o artigo 226 da Constituição Federal, Bolsonaro deu prova, pública e explícita, de que leu mesmo e aprovou o artigo inédito que o Jornal da Cidade Online publicou. Obrigado, presidente.

Foto de Jorge Béja

Jorge Béja

Advogado no Rio de Janeiro e especialista em Responsabilidade Civil, Pública e Privada (UFRJ e Universidade de Paris, Sorbonne). Membro Efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB)

Ler comentários e comentar