desktop_cabecalho

Rede Globo finalmente se penitencia pela barbárie cometida e pede desculpas a Heloísa Bolsonaro

Ler na área do assinante

Uma empresa gigante como a Rede Globo não pode errar tanto, como vem acontecendo.

Além dos constantes erros jornalísticos, do massacre midiático ao presidente Jair Bolsonaro, a emissora – notadamente através da editoria da Revista Época, irresponsável e canalha - passou a atacar a honra e a intimidade de pessoas que a rigor, não tem nada a ver com os cortes de verbas impostos pelo atual governo, casos específicos da avó de Michelle e de Heloísa Wolf Bolsonaro.

As duas reportagens caricatas foram realizadas pela equipe da Época, despreparada e desonesta.

No caso específico de Heloisa, não restava outra alternativa a direção da Rede Globo, senão um pedido solene de desculpas. É o mínimo!

Não obstante a demora, a nota do Conselho Editorial da Rede Globo foi apresentada no início da noite desta segunda-feira (16).

Veja abaixo a íntegra:

“Como toda atividade humana, o jornalismo não é imune a erros. Os controles existem, são eficientes na maior parte das vezes, mas há casos em que uma sucessão de eventos na cadeia que vai da pauta à publicação de uma reportagem produz um equívoco.
Foi o que aconteceu com a reportagem “O coaching on-line de Heloisa Bolsonaro: as lições que podem ajudar Eduardo a ser embaixador”, publicada na última sexta-feira. ÉPOCA se norteia pelos Princípios Editoriais do Grupo Globo, de conhecimento dos leitores e de suas fontes desde 2011. Mas, ao decidir publicar a reportagem, a revista errou, sem dolo, na interpretação de uma série deles.
É certo que em sua seção II, item 2, letra “h”, está dito: “A privacidade das pessoas será respeitada, especialmente em seu lar e em seu lugar de trabalho. A menos que esteja agindo contra a lei, ninguém será obrigado a participar de reportagens”. A letra “i” da mesma seção abre a seguinte exceção: “Pessoas públicas – celebridades, artistas, políticos, autoridades religiosas, servidores públicos em cargos de direção, atletas e líderes empresariais, entre outros – por definição abdicam em larga medida de seu direito à privacidade. Além disso, aspectos de suas vidas privadas podem ser relevantes para o julgamento de suas vidas públicas e para a definição de suas personalidades e estilos de vida e, por isso, merecem atenção. Cada caso é um caso, e a decisão a respeito, como sempre, deve ser tomada após reflexão, de preferência que envolva o maior número possível de pessoas”.
O erro da revista foi tomar Heloísa Bolsonaro como pessoa pública ao participar de seu coaching on-line. Heloisa leva, porém, uma vida discreta, não participa de atividades públicas e desempenha sua profissão de acordo com a lei. Não pode, portanto, ser considerada uma figura pública. Foi um erro de interpretação que só com a repercussão negativa da reportagem se tornou evidente para a revista.
Em sua seção 1, item 1, letra “r”, os Princípios Editoriais do Grupo Globo determinam: “Quando uma decisão editorial provocar questionamentos relevantes, abrangentes e legítimos, os motivos que levaram a tal decisão devem ser esclarecidos”. E o preâmbulo da mesma seção estabelece com clareza: “Não há fórmula, e nem jamais haverá, que torne o jornalismo imune a erros. Quando eles acontecem, é obrigação do veículo corrigi-los de maneira transparente”.
É ao que visa esta Carta aos Leitores. Explicar o que levou à decisão editorial equivocada, reconhecer publicamente o erro e pedir desculpas a Heloísa Bolsonaro e aos leitores de ÉPOCA.”
da Redação Ler comentários e comentar