desktop_cabecalho

Jornalistas elegem esquerdista Alessandro Molon como melhor deputado do ano (Veja o Vídeo)

Prêmio mostra como pensa quem fornece informação sobre o Congresso Nacional para o Brasil e o mundo.

Ler na área do assinante

Alessandro Molon (PSB-RJ) é o deputado que melhor representa a população na Câmara Federal em 2019, segundo os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. Esse é o resultado do Prêmio Congresso em Foco, do UOL, realizado no último dia 19/09, em Brasília-DF.

Atrás dele, outros quatro deputados de esquerda, quase todos do Rio de Janeiro: Marcelo Freixo (Psol-RJ) em 2º, Jandira Feghali (PCdoB-RJ) em 3º, Glauber Braga (Psol-RJ) em 4º, e Ivan Valente (Psol-SP) em 5º. Entre os senadores, Paulo Paim (PT-RS) é o preferido.

De acordo com o regulamento, só votaram os não vinculados a empresas de assessoria de comunicação ou de consultoria política, e que não exercem cargos junto a políticos ou partidos. Ou seja, essa é a opinião dos mais isentos. Imagine a dos que são pagos.

O fato dos jornalistas terem opinião, não é problema. O problema é eles acharem que a opinião deles é a opinião do povo, pois o resultado é que esses políticos acabam sendo as fontes preferidas por eles na hora de produzir as notícias.

A bem da verdade, a categoria "votação dos jornalistas" não é a única. Na votação do júri, a escolhida foi Tabata Amaral que, por coincidência ou não, é pupila dono da Ambev (Jorge Paulo Lemann), patrocinadora master do evento.

Além de melhor deputado e melhor senador, há as categorias Apoio ao Empreendedorismo, Proteção do Clima e Sustentabilidade, e Valorização dos Bancos Públicos. Todas com versão voto popular, que não recebe tanta atenção, mas ajudam a dar ar de isenção.

Mas não se engane. O objetivo é claro: mostrar a você quem são os melhores, na opinião deles. Opinião que, aliás, pode ser encontrada no editorial de 26/10/2019: "Bolsonaro é o pior que nos pode acontecer".

Confira o comentário no vídeo e entenda um pouco mais sobre como pensa quem fornece informações sobre o Congresso Nacional para os maiores veículos de comunicação do Brasil e do mundo.

Veja o vídeo:

da Redação Ler comentários e comentar