desktop_cabecalho

Dia internacional das pessoas com deficiência e acessibilidade a tecnologia de informação

Ler na área do assinante

O dia internacional das pessoas com deficiência , dia 3 de dezembro, é uma data comemorativa internacional promovida pela ONU - Organização das Nações Unidas, desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. 

Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica, cultural e atualmente, em especial, a acessibilidade a Tecnologia da Informação. 

Acessibilidade a tecnologia de informação 

O acesso às tecnologias de informação e de comunicação cria oportunidades a todos na sociedade, mas principalmente para pessoas com deficiência, pois nesse meio desaparecem as barreiras sociais geradas pelo preconceito, pela infraestrutura e pelos formatos inacessíveis que impedem a participação. 

A ONU, este ano de 2015, com o tema “Inclusão importa”, com o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado na quinta-feira (3), pretende gerar consciência e mobilização sobre a situação de cerca de 1 bilhão de pessoas com deficiência, um dos grupos mais marginalizados do mundo. 

“Construir um mundo sustentável e inclusivo para todos exige o completo compromisso das pessoas de todas as competências”, afirmou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Ele ressaltou que na Terceira Conferência Mundial sobre Redução de Riscos de Desastres, a ONU destacou o papel fundamental de pessoas com deficiência na promoção de uma abordagem mais universal no preparo e resposta a desastres. Por outro lado, a Conferência da ONU sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, que acontecerá em 2016 em Quito, tratará de incentivar a acessibilidade nas cidades do futuro. 

“Precisamos fortalecer políticas de desenvolvimento e práticas para garantir que a acessibilidade seja parte do desenvolvimento sustentável e inclusivo”, lembrou Ban,.“Isso requer o desenvolvimento do nosso conhecimento sobre os desafios que as pessoas com deficiência enfrentam”.

Quando disponível a todos, tecnologias da informação torna possível que as pessoas alcancem seu potencial pleno, e permitem que pessoas com deficiência contribuam para o desenvolvimento da sociedade. 

No primeiro encontro mundial sobre a sociedade da informação, em 2003, os governos expressaram seu compromisso de construir uma sociedade da informação inclusiva, centrada na pessoa e voltada para o desenvolvimento, onde todos pudessem criar, acessar, utilizar e compartilhar informação e conhecimento. 

Apesar desta visão, muitas pessoas com deficiência permanecem impossibilitadas de utilizar os recursos da Internet plenamente, já que a grande maioria dos websites'continuam inacessíveis a quem tenha impedimentos visuais, cuja navegação é altamente dependente do uso do "mouse".

É preciso honrar os compromissos com a sociedade como um todo!

Conheça toda Legislação e adquira a CARTILHA DE ACESSIBILIDADE no site www.valeriareani.com.br

Valeria Reani

                                      https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

Foto de Valéria Reani

Valéria Reani

Pós Graduada em Direito Digital e Compliance pela Faculdade Damásio Educacional. Especialista em Gestão Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Católica de Direito de Santos. Professora das Disciplinas de Educação Digital, Ética e Legislação na Fundação Bradesco – Campinas/SP. Docente – ESA – Escola Superior de Advocacia – Núcleos de Santos/ SP/ Santo André e Campinas. Palestrante em Direito Digital e Educação Digital em diversas Instituições Educacionais – Bullying e Cyberbullying.

Ler comentários e comentar