Ex-chefe da Força Tarefa denuncia: "Foi tudo uma reação comandada por Gilmar Mendes e Dias Toffoli contra a Lava Jato"

"QUE SE FAÇA A VONTADE DESSES DÉSPOTAS: SOLTEM LULA!"

Ler na área do assinante

Carlos Fernando dos Santos Lima, Procurador da República aposentado e ex-chefe da Força Tarefa da Lava Jato desabafou sobre a decisão do STF que possibilitou a soltura de Lula:

"Só ingênuos ou interessados podem interpretar a decisão de hoje como constitucional. Primeiro, não se interpreta a Constituição - e, diga-se, qualquer outra norma - em tiras, como se não fizesse parte de um sistema.

Assim, se há garantias em favor do réu, também há a definição de um sistema de justiça criminal na própria Constituição Federal que deve FUNCIONAR, pois, de outra forma, seria a negação dessa função do Estado.

O sistema de justiça criminal não pode se apoiar exclusivamente no sistema de garantias, sob pena se ser perneta, uma justiça criminal "saci pererê", que mal se sustenta em pé e só consegue alcançar pretos, pardos e pobres. Um sistema verdadeiramente eficiente apoia-se em duas pernas, uma das garantias, que já falei, e outra a da sua própria eficácia em atingir o resultado para a qual foi criada: A DE ALCANÇAR UMA SENTENÇA DE MÉRITO QUE, NO CASO DE CONDENAÇÃO, SEJA EXECUTADA.

Fico espantado com o alheamento de Celso de Mello e Rosa Weber (dos outros quatro não se esperava grande coisa), que do alto de suas torres de marfim simplesmente esqueceram de olhar para baixo, para a realidade da justiça criminal brasileira, preferindo, como Maria Antonieta, oferecer brioches ao povo esfomeado de justiça. Mas a realidade do Brasil vai encará-los, mais cedo ou mais tarde e seus nomes ficarão manchados definitivamente na história da Justiça brasileira.

Entretanto, a questão da reversão da decisão jamais passou por aí, jamais foi jurídica. Toda ela foi política e decorre da reação comandada por Gilmar Mendes e Dias Toffoli contra a Lava Jato. Não foi à toa que são os dois ministros que mudaram de posição entre a decisão de alguns anos atrás e a de agora.

Vergonhoso ainda é ver agora boa parte da esquerda, que durante muito tempo teve como seu o discurso da ética- afinal o Maluf e similares eram da direita - render-se ao "rouba, mas faz" , agora na versão "rouba, mas diminui as desigualdades sociais" e aliar -se a pessoas como Gilmar Mendes.

No final das contas, infelizmente, essa estranha aliança é bastante compreensível , pois o que estão tentando salvar é a política corrupta que se tornou regra após o fim da ditadura militar, essa política que enoja a maior parte dos brasileiros.

ENTÃO, QUE SE FAÇA A VONTADE DESSES DÉSPOTAS: SOLTEM LULA!"

Ler comentários e comentar