desktop_cabecalho

ERRAMOS: pesquisas não apontam melhora na avaliação do governo Bolsonaro

Ler na área do assinante

Na última segunda-feira, o Jornal da Cidade Online reproduziu informações divulgadas pelo site Crítica Nacional que tratavam de uma suposta melhora nas avaliações positivas do governo Bolsonaro apontada por pesquisas de opinião realizadas pelos institutos Datafolha, Ibope e XP/Ipespe.

Entretanto, uma checagem realizada pelo Estadão Verifica apontou que a avaliação feita pelo Crítica Nacional equivocou-se ao comparar dados de pesquisas que utilizavam metodologias diferentes e que acabavam por passar a impressão errônea de que houve um aumento na quantidade de pessoas que avaliavam a administração Bolsonaro como boa ou ótima.

Quando avaliados separadamente, na verdade, os três levantamentos apontavam oscilações dentro da margem de erro das pesquisas nas avaliações boas/ótimas e um aumento real das avaliações ruins/péssimas.

Deixamos aqui nossa correção e nosso pedido de desculpas aos leitores.

Entretanto, em sua checagem, a reporter Alessandra Monnerat Ferreira foi além ao afirmar que o o Jornal da Cidade Online comunicou que "não tem responsabilidade pelos textos que reproduz em sua página". O Jornal da Cidade Online reitera que jamais fez tal afirmação. O que ocorreu é que o Jornal da Cidade Online estava sendo questionado por uma informação que apenas havia reproduzido, sem ser a fonte original da informação questionada. Assim, ao ser questionado, o Jornal da Cidade Online informou que o responsável pela informação era a fonte. Portanto, a repórter deveria questionar o site Crítica Nacional. Quanto a isso deixamos nosso repúdio.

da Redação Ler comentários e comentar