desktop_cabecalho

Golpe identificado envolve o OLX, que não tem cumprido o dever de proteger os seus usuários

Ler na área do assinante

Anunciei no OLX, um site de vendas. Foram anúncios pagos. Imediatamente após a publicação, recebi uma ligação de alguém que se apresentou em nome da plataforma, pedindo para confirmar meus dados (todos batiam) e solicitando que informasse uma nova senha de 6 dígitos para validação do WhatsApp, que segundo quem me atendia disse, era um novo mecanismo de segurança adotado pelo site.

Desconfiei. Imediatamente o atendente me pediu para acessar minha caixa de e-mails, onde me remeteu um link para ser acessado, também com o fim de validar acesso ao WhatsApp.

O e-mail estava lá, muito bem explicado. Desconfie, pois nesse e-mail não havia nenhuma indicação do remetente ser o OLX.

Fiz perguntas. Não foi difícil concluir que se tratava de um articulado golpe.

Se acessasse o link, com segurança, entrariam no meu computador também, para ter acesso a informações, dados, senha, etc.

Pedi para falar com o supervisor. Um novo atendente veio conversar. Muito articulados e rápidos de raciocínio. Não tive dúvidas de que eram golpistas.

Depois dos xingamentos de praxe, desliguei o telefone.

Ao acessar meu WhatsApp o mesmo já estava bloqueado, pois enquanto falavam comigo, os golpistas tentaram dezenas de vezes violar o código de segurança (recomendo que todos adotem esse código - é muito importante).

Fui verificar os fatos no GOOGLE e percebi que esse golpe já está sendo praticado há bastante tempo no Brasil.

De posse de dados, os golpistas fazem chover.

Algumas constatações:

a. O OLX tem o dever de proteger os usuários do seu sistema deste tipo de violação de informações. A nova lei geral de proteção de dados que vai vigorar em 2020 vai ser muito rígida com esse tipo de situação. Multas milionárias serão impostas. Lembro que na Nemetz, Kuhnen, Dalmarco & Pamplona Novaes Advocacia temos o Departamento de Direito Digital cuidando especificamente desse tema.
b. Descobri, às duras penas, que o OLX não é amigável para interagir com seus usuários. Uma falta total de respeito. É quase impossível a comunicação direta com eles por meio do site. Precisa fazer um curso na NASA para entender a plataforma. Encerrados os prazos dos anúncios, NUNCA MAIS ENTRAREI LÁ. Intuo que terão vida curta.
c. Meu WhatsApp está bloqueado por 12 horas. Mesmo assim, peço a todos que receberem qualquer mensagem minha pedindo recursos, propondo negócios ou acordo, que validem comigo, via telefone, e-mail, messenger ou liguem para uma das nossas secretárias.
d. Vou tomar providências legais contra o OLX, e vou fazer um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil comunicando os números que me ligaram na vã esperança de serem tomadas providências.
e. Peço que compartilhem essa matéria para prevenir outras pessoas. E para que talvez chegue à direção do OLX e eles resolvam atender e encantar seus clientes, ao invés de se preocuparem somente em faturar.
Foto de Luiz Carlos Nemetz

Luiz Carlos Nemetz

Advogado membro do Conselho Gestor da Nemetz, Kuhnen, Dalmarco & Pamplona Novaes, professor, autor de obras na área do direito e literárias e conferencista. @LCNemetz

Ler comentários e comentar