Banco de perfis genéticos: agora ninguém escapa da lei! (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

O cerco contra os criminosos está se fechando! Deve ser por isso que tanta gente, incluindo políticos, não queriam a aprovação do pacote anticrime do Ministro Sergio Moro. Mas, ele acertou em cheio de novo: a meta do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) de coletar 65 mil perfis genéticos de criminosos condenados em 2019 foi superada, alcançando a marca de 67 mil.

“O Banco de Perfis Genéticos é uma rede integrada com os vários estados. Com dados dos condenados, há boas chances de resoluções de crimes quando há um macth. Para se ter uma ideia, no início desse ano tinham 7 mil perfis genéticos coletados da população carcerária e, agora, nós temos 67 mil. Estabelecemos uma meta no ano de 65 mil e ela já foi ultrapassada. A ideia é que, antes até do final do governo do presidente Jair Bolsonaro, nós tenhamos um Banco completo”, explicou o ministro, durante entrevista coletiva realizada a quinta-feira (5).

Dos 67 mil perfis coletados, 55 mil já estão cadastrados no banco de dados. Um dos aspectos que tornou essa conquista possível foi a inauguração de laboratórios em estados brasileiros que não contavam com essa estrutura.

Por que a bandidagem tem medo do Ministro Moro?

Neste ano, o MJSP investiu R$ 35 milhões em equipamentos, insumos, ações de capacitação e desenvolvimento de sistemas em quatro novos Laboratórios de Genética Forense nos estados que não dispunham desta estrutura: Piauí, Roraima, Tocantins e Sergipe.O Banco Nacional de Perfis Genéticos é uma ferramenta moderna e eficaz para a elucidação de crimes. Além de ter um lado acusatório, pode comprovar a inocência de um suspeito, ou ainda interligar um determinado caso com outras investigações das demais esferas policiais.

Banco de perfis genéticos no mundo

O banco do Reino Unido é considerado o mais eficiente do mundo, armazena o perfil genético de mais de 5 milhões de indivíduos suspeitos de cometerem crimes. Já o banco dos Estados Unidos armazena mais de 13,5 milhões de perfis genéticos de condenados, cerca de 895 mil perfis de vestígios de local de crime.

As informações auxiliaram mais de 428 mil investigações criminais nos EUA.

*Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)

Veja o vídeo:

da Redação Ler comentários e comentar