desktop_cabecalho

No Mercosul, Macri tem primeiro confronto com venezuelanos. Dilma só observa...

Ler na área do assinante

A  Cúpula do Mercosul foi marcada pelo primeiro confronto direto entre o novo presidente da Argentina, Maurício Macri e o governo da Venezuela.

Recém empossado, Macri, após agradecimentos protocolares, pediu a imediata liberação de políticos presos pelo governo de Nicolas Maduro.

"Temos que consolidar uma verdadeira cultura democrática no bloco', bradou Macri.

Maduro, prevendo o ataque, alegou ‘problemas de agenda’ e não compareceu.

O discurso provocou reação negativa da ministra das Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodríguez, que representava o presidente.

"Você está cometendo uma ingerência. Você está defendendo esse tipo de manifestação. Você está defendendo a violência política. (...) Na Venezuela existem poderes impendentes que devem ser respeitados (...), disse Rodríguez.

As câmeras que registraram o evento conseguiram capturar o desconforto visível dos chefes de Estado que escutavam as reclamações da ministra. Após seu discurso houve poucos aplausos.

O confronto entre a Argentina e a Venezuela já vem se delineando há semanas. Durante sua campanha eleitoral, Macri já havia dito que mudaria a abordagem simpática do governo argentino em relação ao regime chavista, afirmando repetidamente que pediria a liberdade dos presos políticos.

Dilma Rousseff em seu discurso disse que o Brasil não compartilha da posição da Argentina em relação à Venezuela. Para a presidente, o bloco caminha para a "construção e consolidação da democracia depois de anos de autoritarismo", e tanto a eleição presidencial na Argentina quanto a parlamentar na Venezuela são "dois exemplos recentes que mostram nossa maturidade".

Pouco antes da reunião, a Venezuela já havia demonstrado contrariedade com a proposta do Paraguai – país igualmente crítico ao chavismo – de discutir o estabelecimento no bloco de uma comissão para os direitos humanos, semelhante à que existe na Organização dos Estados Americanos (OEA) – da qual a Venezuela se retirou em 2012.

da Redação.

                                                       https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

da Redação Ler comentários e comentar