Para Vaticano, casamento gay na Irlanda é "derrota para a humanidade"

Mais de 80% dos irlandeses se definem como católicos, segundo censo realizado em 2011 no país.

Ler na área do assinante

O referendo na Irlanda que aprovou os casamentos entre pessoas do mesmo sexo foi uma "derrota para a humanidade", disse uma autoridade do Vaticano, na primeira reação de alto nível da Santa Sé sobre a votação da semana passada.

"Não foi uma derrota para os princípios cristãos, foi uma derrota para a humanidade", afirmou Pietro Parolin, número dois do Vaticano.

"Eu fiquei muito triste com o resultado.", completou o cardeal.

A Irlanda se tornou o primeiro país do mundo a aprovar por voto popular o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A proposta teve 62% de apoio.

Mais de 80% dos irlandeses se definem como católicos, segundo censo realizado em 2011 no país. No domingo, o arcebispo de Dublin, Diarmuid Martin, disse que a igreja estava perdendo a conexão com os jovens e precisava de um "choque de realidade".

Na primeira manifestação de um funcionário de alto escalão da Santa Sé sobre o referendo na Irlanda, Parolin admitiu que a Igreja Católica deve repensar a forma como prega a mensagem cristã.

"A igreja deve tomar consciência dessa realidade [a aprovação do casamento gay], mas no sentido de reforçar o seu compromisso de evangelização", disse.

O papa Francisco, por sua vez, tem apresentando um tom mais tolerante e acolhedor em relação aos homossexuais do que muitos conservadores católicos. "Se uma pessoa é gay e está procurando Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?", declarou Francisco, logo após se tornar papa.

Recentemente, o Vaticano se envolveu em uma saia justa, noticiada pela imprensa francesa, ao recusar a indicação de Laurent Stéfanini, 55, chefe do cerimonial do Palácio do Eliseu e homossexual assumido, como embaixador da França na Santa Sé.

da Redação Ler comentários e comentar