Crise nos combustíveis? Governo federal se prepara para conter turbulências (veja o vídeo)

A gasolina que você coloca no seu carro vai aumentar?

A Petrobras vai vender mais refinarias em 2020? Por quê?

Esses e outros assuntos foram abordados durante entrevista coletiva concedida à imprensa pelo Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, acompanhado do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e do diretor geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Décio Oddone.

Para Albuquerque, o importante é não gerar incerteza no consumidor.

“O consumidor diz: qual é a expectativa que eu tenho quando o petróleo sobe 10%, 20%, 30%? O combustível também vai subir 10%, 20%, 30%? Estamos implantando instrumentos para que o país não fique refém de cada crise de petróleo que ocorra no mundo”, destacou o ministro.

Petrobras: menos refinarias e mais concorrência

De acordo com Castello Branco, a Petrobras está vendendo 8 refinarias, o que representa 50% do seu parque de refino.

“Ao longo do ano de 2020, esperamos ter completado boa parte do processo de venda. Já em 2021, a Petrobras terá apenas 49% da capacidade de refino do Brasil [hoje concentra 98%]. Haverá perspectivas que esses novos refinadores tenham estímulos para realizar investimentos, expandindo a capacidade de refino. Será um ganho líquido para o Brasil”, ressaltou.

A venda de refinarias significa o aumento da concorrência e a chance de diminuir o preço na hora de abastecer o carro. Ou seja, nós consumidores vamos ficar atentos a toda essa movimentação na Petrobras, uma de nossas maiores e mais importantes empresas.

Veja o vídeo:

da Redação

Comentários