Em momento dadivoso para a nossa ciência, ministro astronauta inaugura nova estação na Antártida (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

Nesta quarta-feira, 15, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), inaugura a nova base de pesquisas brasileiras na Antártida, denominada Comandante Ferraz. A nova instalação surge quase oito anos após o incêndio que destruiu a antiga base que existia no mesmo lugar, na Península Keller, dentro da Ilha Rei George.Inicialmente a inauguração seria na terça, porém devido ao mau tempo, a inauguração ficará para esta quarta!

O Programa Antártico Brasileiro (Proantar), agora conta com uma estrutura magnífica criada pelo governo Bolsonaro, sob o comando do ministro astronauta Marcos Pontes.

Entenda a localização da base brasileira:

A obra teve um investimento de cerca de R$400 milhões.

“Inauguração Nova Estação Antártica Comandante Ferraz. Um grande projeto do Governo Jair Bolsonaro, através da parceria entre a Marinha do Brasil, responsável pela estrutura e operações, e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, responsável pelas pesquisas”, escreveu o ministro, em suas redes sociais.

Com o intuito de intensificar as pesquisas nas áreas de oceanografia, biologia, glaciologia, química e meteorologia, a Proantar foi criada em 1982. A primeira estação foi criada em 1984 e funcionou até a tragédia em 2012. Entretanto as pesquisas nunca cessaram, há mais de 30 anos cientistas brasileiros fazem pesquisas no continente gelado.

Entre as principais áreas estudadas estão:
O papel da criosfera no sistema terrestre
Dinâmica da alta atmosfera na Antártica
Mudanças Climáticas e o Oceano Austral
Bio Complexidade dos ecossistemas antárticos
Geodinâmica e história geológica da Antártica
Química dos oceanos, geoquímica marinha e poluição marinha
Biologia Humana e Medicina Polar
Inovação em novas tecnologias

Mais uma obra feita no governo do presidente Jair Bolsonaro, vislumbrando melhorias tecnológicas no nosso país. Estamos no rumo certo!

Confira:

da Redação Ler comentários e comentar