desktop_cabecalho

Magistrados criam abaixo-assinado contra juiz de garantias e Augusto Nunes apoia e detona

Ler na área do assinante

Magistrados da Justiça Federal divulgaram na semana passada um abaixo-assinado contra a criação da figura do "Juiz de Garantias", prevista no projeto Anti-crime. O documento é assinado por 116 desembargadores e juízes da ativa e uma juíza aposentada, que alegam que a medida tem “evidente vício constitucional”.

"O juiz natural é quem mais conhece o caso concreto para fins de fazer o melhor julgamento, pois atua desde o início no processo, tem acesso às partes e aos elementos de prova, e tem mais condições de julgar de forma justa o litígio, tanto é que o artigo 399, § 2o do CPP prevê o ‘princípio da identidade física do juiz’. Direito não só da acusação, mas principalmente da defesa”, diz o documento.

O jornalista e analista político, Augusto Nunes, escreveu em sua coluna no R7, que apoia o abaixo assinado feito por “juízes de verdade”. Sobre a figura do juiz de garantias.

Nunes não poupou as palavras:

“Esse filhote do medo de cadeia foi adotado por uma bancada que junta prontuários ambulantes e coiteiros de bandidos de estimação. O juiz das garantias merece ser enterrado sem choro nem vela na cova rasa reservada a vigarices de chicaneiro”, escreveu o jornalista.
da Redação Ler comentários e comentar