Dias Toffoli vê “democracia fortalecida” no governo Bolsonaro

Ler na área do assinante

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, afirmou em entrevista à revista a Época, que a democracia se fortaleceu com a eleição do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Na avaliação de Toffoli, a democracia brasileira mostrou instituições fortes, consolidadas e sólidas. Com Fernando Henrique, Lula, Dilma e Temer, o país viveu períodos de centro, centro-esquerda e, em alguns momentos, até de centro-direita.

“A eleição do Bolsonaro mostrou uma ruptura com essa maioria. E entrou um governo de direita com grupos de extrema-direita. É uma mudança bastante significativa. E essa mudança mostrou que as instituições continuaram funcionando normalmente”, afirmou o presidente do Supremo.

Ainda segundo Toffoli:

[...] a Constituição foi testada politicamente e soube dar soluções aos problemas políticos que se apresentaram. Tanto que houve dois casos de impeachment que foram deliberados dentro da legalidade constitucional. Não importa o governo. Seja de direita, esquerda, centro ou extremos, todos têm mostrado respeito à institucionalidade.”
da Redação Ler comentários e comentar