Tragédia no ES: Chuvas arrasam cidades no interior do estado. É a hora da solidariedade (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

As chuvas do último final de semana causaram grande destruição no interior sul do Espírito Santo. Os municípios mais afetados são: Iconha, Alfredo Chaves e Vargem Alta, que ficam às margens de rios que subiram entre 3 e 8 metros acima dos leitos.

A cidade de Iconha, considerada a capital capixaba dos caminhoneiros, foi a mais afetada, e praticamente todo o comércio foi atingido. Seis pessoas morreram e várias estão desaparecidas. Segundo os bombeiros esse desaparecimento pode ser por conta dos meios de comunicação que estão cortados devido à interrupção do fornecimento de energia elétrica em quase todas as regiões afetadas. O fornecimento de água também foi paralisado. O município de Iconha também está sem atendimento bancário, pois todas as agências e postos bancários foram atingidos.

Solidariedade

Quem consegue chegar ao centro de Iconha, tem a impressão que um tsunami de lama varreu toda a cidade. Muita sujeira, lama, casas e prédios derrubados, carros amontoados em cima de outros, diversos móveis e eletrodomésticos espalhados pelas ruas. Em alguns pontos da cidade a água tingiu 2 metros, arrastando tudo o que tinha pela frente.

Nesta segunda feira, 20, foi dia de tentar recuperar alguma coisa que não foi levada ou destruída pela enchente. Móveis, alimentos, eletrodomésticos e máquinas se perderam. Apenas utensílios de plástico e panelas podem ser reutilizados.

Tragédias costumam unir pessoas. Por isso, em todo o estado do Espírito Santo estão sendo recolhidos donativos para os desabrigados dessas localidades, pois muitos moravam em casas e prédios bem próximos aos rios que transbordaram, destruindo esses imóveis. Voluntários também estão chegando para ajudar em diversas frentes de trabalho. Alimentos, água potável, roupas, colchões, medicamentos e material de limpeza têm sido arrecadados por igrejas, bombeiros e por empresas, e estão sendo enviados para as localidades afetadas.

O Ministério de Desenvolvimento Regional se colocou à disposição para ajudar às vítimas. Infelizmente a previsão é de mais chuvas intensas para o sul do Espirito Santo.

Confira as imagens da tragédia postadas por internautas nas redes sociais:

Foto de Everson Leal

Everson Leal

Radialista

Ler comentários e comentar