desktop_cabecalho

Jornalista americano diz o motivo que levou Lula a tentar expulsá-lo do Brasil: “Celso Daniel”

Ler na área do assinante

A tentativa de expulsão do jornalista Larry Rohter aconteceu em 2004 e o motivo alegado na época teria sido uma matéria publicada no jornal The New York Times que relacionava o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva a um suposto abuso no consumo de bebida alcoólica.

Logo Lula, querendo expulsar do país alguém que disse que ele bebia demais. A reação do petista causou estranheza.

Afinal, sempre foi público e notório o gosto exacerbado de Lula pela cachaça.

Na época, Lula recebeu fortes críticas da imprensa brasileira e americana e de entidades de defesa da liberdade de imprensa, e acabou recuando na ideia.

De qualquer forma, segundo o próprio Larry Rohter, o real motivo para a propalada expulsão teria sido outro: O sumo mistério político brasileiro do século XXI, o assassinato de Celso Daniel, prefeito de Santo André e coordenador da campanha de Lula, em 2002.

Eis o que disse o jornalista:

“Quem o matou e por quê? Sempre sustentei que a verdadeira razão pela qual Lula tentou me expulsar em 2004 era que o PT sabia que eu estava investigando o caso: numa entrevista a mim, um dos irmãos do prefeito havia citado Gilberto Carvalho e José Dirceu, assessores íntimos de Lula, como chefes de um esquema de corrupção maciço de arrecadação de fundos. Isso bem antes do Mensalão ou da Lava Jato”.
da Redação Ler comentários e comentar