Jornalista americano diz o motivo que levou Lula a tentar expulsá-lo do Brasil: “Celso Daniel”

A tentativa de expulsão do jornalista Larry Rohter aconteceu em 2004 e o motivo alegado na época teria sido uma matéria publicada no jornal The New York Times que relacionava o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva a um suposto abuso no consumo de bebida alcoólica.

Logo Lula, querendo expulsar do país alguém que disse que ele bebia demais. A reação do petista causou estranheza.

Afinal, sempre foi público e notório o gosto exacerbado de Lula pela cachaça.

Na época, Lula recebeu fortes críticas da imprensa brasileira e americana e de entidades de defesa da liberdade de imprensa, e acabou recuando na ideia.

De qualquer forma, segundo o próprio Larry Rohter, o real motivo para a propalada expulsão teria sido outro: O sumo mistério político brasileiro do século XXI, o assassinato de Celso Daniel, prefeito de Santo André e coordenador da campanha de Lula, em 2002.

Eis o que disse o jornalista:

“Quem o matou e por quê? Sempre sustentei que a verdadeira razão pela qual Lula tentou me expulsar em 2004 era que o PT sabia que eu estava investigando o caso: numa entrevista a mim, um dos irmãos do prefeito havia citado Gilberto Carvalho e José Dirceu, assessores íntimos de Lula, como chefes de um esquema de corrupção maciço de arrecadação de fundos. Isso bem antes do Mensalão ou da Lava Jato”.
da Redação

O jornalismo em que você confia depende de você. Colabore com a independência do Jornal da Cidade Online doando qualquer valor. Acesse: apoia.se/jornaldacidadeonline

Comentários