desktop_cabecalho

Resposta a Dom Odilo Scherer (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

O sentido figurado de franco-atirador é o “indivíduo que age por conta própria nem sempre respeitando as normas de procedimento e a disciplina do grupo ou da organização a que pertence”.

Já oportunista é “aquele que se aproveita das circunstâncias, acomodando-se a elas, geralmente tirando proveito de modo menos ético”.

Já desonestidade intelectual é usar um cargo e uma postura de melindre, para inverter, dissimular, ocultar ou maquiar fatos para desqualificar ou omitir a verdade visível a olho nú!

Identifique Vossa Eminência, Dom Odilo, quem de fato foi quem neste episódio triste do pontificado do Papa Francisco ao dar palanque político para Lula.

Hierarquia sim! Incoerência omissa e submissa a um equívoco histórico? Nunca!

É um ato Cristão indicar com generosidade a falibilidade eclesiástica papal (não a pastoral ou apostólica, mas política de Chefe de Estado) diante de um ato que nega, contraria o sentido e a direção dos cânones da Igreja Católica.

A igreja somos nós. Então são nossos, também, o direito e o dever de expor com lealdade o desconforto das ações nocivas à doutrina da fé. Ou seja: um erro!

A crítica não é ofensa. Nem consigo, Cardeal, nem com o Papa! A soberba e a falta de humildade em aceitar o erro, sim! É pecado venal!

Bendita seja a verdade libertadora, ainda que parcial e momentaneamente rebelde! Sim as mentiras e as calúnias têm vida curta. A hipocrisia e a falta de desafetação, também! Mas o bom disso tudo é que os “franco atiradores” acertaram o alvo. E na mosca! E a prova disso é esse texto de Vossa Eminência reverendíssima. Eu, hein? Respeitosamente...

Assista ao vídeo:

Foto de Luiz Carlos Nemetz

Luiz Carlos Nemetz

Advogado membro do Conselho Gestor da Nemetz, Kuhnen, Dalmarco & Pamplona Novaes, professor, autor de obras na área do direito e literárias e conferencista. @LCNemetz

Ler comentários e comentar