desktop_cabecalho

Coronavírus chega ao Brasil

Ler na área do assinante

O teste deu positivo e na noite desta terça-feira (25) foi confirmado o primeiro caso de coronavírus no país.

Trata-se de um cidadão de 61 anos, atendido no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

A amostra com o resultado foi encaminhada para o laboratório Instituto Adolfo Lutz, que deve anunciar o resultado da contraprova ainda nesta quarta-feira (26).

Assim, o Brasil é o primeiro país da América Latina com um caso confirmado do novo vírus que já matou 2.708 pessoas no mundo.

Em nota, o hospital esclareceu o seguinte: “O paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias”.

Todas as pessoas que tiveram contato com o paciente estão sendo identificadas e serão monitoradas pelas secretarias municipal e estadual de saúde de São Paulo.

Fique atento. Os sintomas mais comuns são febre (90% dos contaminados), tosse (70%) e fadiga muscular (41%). Já a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), um tipo de insuficiência respiratória que causa acúmulo de líquidos nos pulmões e redução dos níveis de oxigênio no sangue, acomete 14% dos pacientes. Os dados são de um estudo chinês do Capital Medical University com a Qingdao University, reunindo informações de mais de 50 mil casos confirmados — cerca de 60% do total de contaminações no mundo.

Fonte: O Globo

da Redação Ler comentários e comentar