desktop_cabecalho

Saiba porque delação de Marcondes é 'chave-de-cadeia' para Luis Cláudio e implica Lula e Dilma

Ler na área do assinante

Mauro Marcondes, o lobista que efetuou pagamentos de R$ 2,5 milhões ao empresário Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, poderá a qualquer momento fechar acordo de delação premiada. Inúmeras conversações vem sendo mantidas entre o Ministério Público e a defesa do proprietário da consultoria Marcondes & Mautoni e caminham para este desfecho.

Marcondes, preso desde outubro de 2015, completa 80 anos de idade em abrill, tem uma filha de 14 e a mulher, Cristina Mautoni, também presa, quase 30 anos mais nova. Uma de suas exigências é livrar definitivamente a mulher do regime fechado.

Cristina encontra-se provisoriamente em prisão domiciliar, porque se recupera de uma cirurgia, mas nos últimos dias peritos estiveram na casa dela para avaliar se tem condições de voltar a uma unidade prisional.

A possibilidade de nova mudança de regime prisional de Cristina apavora o lobista, a mulher e a filha menor de idade.

Mauro Marcondes e o ex-presidente Lula têm uma ligação que remonta à década de 1980, quando um era executivo da Volkswagen e o outro sindicalista no ABC. 

Além de complicar a vida de Luis Claudio, Marcondes pode trazer sérias complicações para Lula e Dilma.

Investigadores da Zelotes querem aprofundar a apuração sobre como o lobista atuou para viabilizar a compra, pelo governo federal, dos caças Grippen, da sueca Saab Aviation. A negociação, de valores bilionários, foi feita no governo Lula e fechada na gestão de Dilma Rousseff. 

Em interrogatório na Papuda, no dia 07 de janeiro, Marcondes foi questionado se tratou do negócio com políticos e agentes públicos, incluindo o ex-presidente Lula. Ele se manteve em calado. Com a delação ele poderá contar muita coisa sobre o assunto e definitivamente ser o empurrão que falta para uma possível decretação de prisão preventiva do filho caçula de Lula.

da Redação

                                               https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

da Redação Ler comentários e comentar