desktop_cabecalho

O maior dilema da Globo é que ela necessita destruir Bolsonaro ainda em 2021

Ler na área do assinante

Um questionamento que todo o cidadão brasileiro já deve ter feito a si mesmo é o seguinte:

Qual seria o motivo dos ataques diários, cotidianos e em massa da Rede Globo ao presidente da República, Jair Bolsonaro?

E mais:

Qual o real interesse da emissora em tentar insanamente desgastar a imagem do presidente?

A resposta é simples. A Rede Globo está apavorada, aterrorizada e sem ter mais pra onde correr.

Como o próprio Bolsonaro já afirmou: “Acabou a mamata”.

Para quem não sabe, a concessão pública dos veículos de Rádio e TV é regulada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.

A Rede Globo tem a validade de sua concessão se expirando em 2022, ou seja, precisará do aval do presidente da República para a aprovação. Bolsonaro, no entanto, já ponderou sobre a renovação dessa concessão.

“Temos uma conversa em 2022. Eu tenho que estar morto até lá. Porque o processo de renovação da concessão não vai ter perseguição. Nem pra vocês, nem pra TV, nem rádio nenhuma. Mas o processo tem que estar enxuto, tem que estar legal. Não vai ter jeitinho pra vocês, nem pra ninguém”, disse Bolsonaro em um discurso em 2019, logo após a emissora tentar incriminá-lo no caso Marielle Franco.

Segundo a Constituição Federal o processo de concessão, no que pertine a emissão ou renovação é analisado pelo Executivo. Após isso, a decisão pela não-renovação ou aprovação tem que ser autorizada pelo Congresso em votação nominal.

A concessão da Globo durará 15 anos no total, com o vencimento em 10 de outubro de 2022. Por isso, Bolsonaro pode chegar a avaliar o processo ainda em seu mandato. Uma lei aprovada durante o governo Temer permite que o presidente decida sobre a concessão até um ano antes do vencimento, sendo assim, em 2021 o presidente já pode cancelar a concessão da emissora.

A última vez que a Globo precisou renovar sua concessão, foi em 2007, no governo Lula. Não teve nenhum problema.

Com Bolsonaro, a história certamente será diferente.

Assim, diante desse temor, a solução para a Globo é derrubar o presidente. Daí, o seu comportamento inconsequente, inescrupuloso e leviano.

Esse é o dilema.

Gonçalo Mendes Neto. Jornalista.

Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.

Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário ou com o cartão de crédito.

Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.

É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação Ler comentários e comentar