desktop_cabecalho

Sobre decepções e o semblante triste do presidente Jair Bolsonaro (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

Vi um vídeo do Presidente da República onde ele aparece abatido. Pela primeira vez, com um semblante como nunca eu tinha visto. Conversa com populares em frente ao Palácio, e dessa vez não fala uma palavra com qualquer pessoa da Imprensa (como costumava fazer).

Veja o vídeo:

Bolsonaro está mais do que acostumado a levar pancadas da mídia. Aguenta xingamentos e coisas bem piores (como, por exemplo, facada). Isso não o abala, não mexe emocionalmente com ele, e nem retira seu conhecido bom humor.

Mas ver antigos aliados, pessoas que diziam estar a seu lado, conspirando dessa maneira, e virando-lhe as costas assim, todos os dias, ou ainda mentindo sobre condutas da pequena base parlamentar, que é extremamente leal ao Presidente da República, deve estar de fato mexendo com ele e deixando-o [deixando Jair Bolsonaro] triste.

Sobre isso, por exemplo, enumero especificamente a atitude de Janaína Paschoal, que aproveita esse momento de fragilidade do Executivo, prestes a sofrer um bloqueio criminoso de verbas que o deixará paralisado, em uma manobra arquitetada por alguns parlamentares que atentam contra o funcionamento do País, para colocar a culpa pelo que está acontecendo em Eduardo Bolsonaro, o filho do Presidente.

A “amada” Janaína Paschoal, antes cogitada até a compor a chapa da campanha eleitoral como Vice-Presidente, e que já disse agora há pouco que o Presidente “abandonou vários pelo caminho”.

Ser corroído pela decepção é, de fato, devastador para um homem que leva extremamente a sério valores virtuosos como lealdade e coragem. Pode ser este o motivo do semblante abatido.

Realmente, só nos decepcionamos com quem criamos algum tipo de expectativa; e só nos abalamos com atitudes de pessoas que nos são caras...

Mas se eu pudesse dar um recado a Jair Bolsonaro, eu diria:

Força, Presidente! Traições e decepções já eram mais do que esperadas. Mas o senhor não está só. O povo que votou no senhor, os mais de 60.000.000 de brasileiros (equivalente à população inteira da Itália), continua o apoiando, fortemente.
Enquanto o senhor tiver disposição para lutar, o povo também terá. O povo fará a sua parte. O povo jamos deixará de lutar.
Força, Presidente. “Palavras, o vento leva”. Deixe que falem. Nós sabemos que temos um longo caminho para frente. Estamos com o senhor até o final. Pode confiar. Entendemos o que o senhor passa.
Foto de Guillermo Federico Piacesi Ramos

Guillermo Federico Piacesi Ramos

Advogado e escritor. Autor dos livros “Escritos conservadores” (Ed. Fontenele, 2020) e “O despertar do Brasil Conservador” (Ed. Fontenele, 2021).

Ler comentários e comentar