Presidente do Banco Central garante: “Vamos atravessar a crise com facilidade”

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou estar esperançoso quanto a recuperação da crise financeira causada pela pandemia de coronavírus no país.

Nesta segunda-feira, 23, ele garantiu: “vamos atravessar a crise com facilidade”.

O presidente do Banco Central anunciou uma série de medidas para ajudar no enfrentamento à pandemia. Para Roberto Campos existem ações de frente que são essenciais, como inserir capital novo e liquidez, dar direcionamento dessa liquidez para setores com dificuldades e estabilização do mercado (garantindo a precificação correta), estão entre elas.

As medidas anunciadas visam garantir:

  • Manter o sistema bancário líquido e estável, para fazer frente aos desafios que se apresentam;
  • Garantir um sistema capitalizado, para que o canal de crédito continue a funcionar com normalidade;
  • Oferecer condições especiais para que bancos possam rolar as dívidas dos setores afetados pela crise – monitorando os créditos que saírem do SF, com o intuito de evitar eventuais contágios;
  • Garantir que o mercado de câmbio funcione com normalidade, sem disfuncionalidades de liquidez;
  • Manter as condições monetárias estimulativas, para que o crédito sirva como canal de impulso ao crescimento, sem prejuízo ao objetivo de manter a inflação controlada.
da Redação

O jornalismo em que você confia depende de você. Colabore com a independência do Jornal da Cidade Online doando qualquer valor. Acesse: apoia.se/jornaldacidadeonline

Comentários