Rebeldia na Moda: Uma questão de escolha.


A rebeldia da personagem Maria João, mais conhecida como Jojô, na novela Totalmente Demais merece destaque, pois ela representa uma grande gama de adolescentes, que fazem da moda o seu reduto de contestação, provocação, fugindo dos padrões mais convencionais impostos pela mídia fashionista, que nem sempre vai ao encontro dessas performances mais diferenciadas.


Além de estar muito bem nesse papel,ela vem se superando   ao retratar uma adolescente barulhenta, que toca guitarra e  acima de tudo, quer chamar atenção, por se sentir deslocada, diante da sua família e dos amigos,sendo vítima inclusive do" Bullyng" no seu colégio, em função do fato de ser diferente dos seus demais colegas. Neste perfil, a atriz Giovanna Rispoli vem apresentando looks dark, gótico, rasgados, black, coturnos, toucas como uma forma de ser notada, ainda que seja criticada por alguns, mas assim mesmo sente dificuldades de mudar o seu estilo.

Giovanna Giudice Rispoli é uma atriz-mirim brasileira.

Nascimento: 30 de abril de 2002 (13 anos), São Paulo -SP

Dona de uma personalidade controversa, Jojô só quer mesmo receber amor e carinho do seu pai Arthur (Fabio Assunção), que nunca se envolveu ou participou muito do seu crescimento e da sua vó Stelinha (Glória Menezes) que a proibiu de chamá-la de vovó. Ela ganhou uma aliada em Eliza (vivida pela atriz Marina Ruy Barbosa) que por estar longe da sua família, vê nela uma irmãzinha mais moça.



Moletom preto minimalista, meia-calça transparente com preto e tênis preto minimalista.



Nas unhas, ela pinta a metade da unha de preto e deixa o resto sem cor para dar um toque bem gótico e despojado ao visual.


Para viver Jojô, Giovanna passou por uma transformação e tanto para uma menina de 13 anos. Mas se engana quem pensa que ela pintou as madeixas de roxo ou de rosa. Foi na cor preta que a atriz investiu para dar um ar mais sombrio a personagem.


"No começo, achei muito diferente e não tinha gostado, mas agora já me acostumei com a cor e pintaria mais vezes de preto. Curto uma mecha californiana, mas adoro meu cabelo natural", conta a atriz mirim.



Jojô com seu pai Arthur. Ela está usando uma camisa preta, touca combinando, calça rasgada e coturno de couro.



Porém na vida real, o estilo dela é bem diferente. Ela gosta muito de cores vibrantes, estampas. Ou seja, tem um estilo mais romântico.



Demi Lovato:

Para as mais saudosistas da moda retrô, que fez a cabeça da cantora  Demi Lovato, não precisamos ir muito longe para associá-la a essa moda dark, desconstruída, pela qual ela também já passou, servindo de inspiração para muitas meninas durante os anos 2009 e 2013. Hoje a postura dessa cantora de sucesso é completamente diferente, uma vez que ela está mais velha e  já se tornou uma mulher de gosto sofisticado e fashion. Outras vezes, valoriza e lança mão de uma linha mais esportiva.



Somente uma coisa não mudou, pois ela continua sendo ícone tanto no passado mais próximo, quanto agora.

Dark descolada ou sereia violão?



Diferentemente da personagem da Jojô em Totalmente Demais, na época "dark" de Demi Lovato, ela usava e abusada dos cabelos coloridos, cortes alternativos, piercings no nariz e tatuagens. Elementos que não foram incorporados a personagem Jojô, que já tem uma postura  extravagante e sóbria, mas ao mesmo tempo mais discreta.



Qual look que vocês preferem? A Demi retrô ou a Demi atual?



Estilo gótico e dark de ser: moda que já retratou e identificou a cantora Demi Lovato em uma fase da sua vida, que ganhou muitas seguidoras.



Maju Trindade:

Maria Júlia Trindade, 17 anos, nasceu no dia 13 de Junho de 1998 e é uma verdadeira revelação da internet. Maju, como se apresenta, sempre é chamada para estreias de filmes, divulga marcas e é rodeada de fãs na internet.



Ela gosta muito de variar nas opções. As vezes aposta em shorts, outras em macacões e outras em calça rasgada.



Ela se sai bem em todos os tipos de roupas. Seja nos vestidos longos ou curtos, shorts, calças... 



Suas maquiagens sempre são mais discretas, porém as vezes ela aposta em batons escuros ou olhos bem marcados.



Seu estilo descolado e gótico, conquistou muitas fãs que se inspiram nela para criar novos visuais.



Ela tem duas tatuagens: Uma de duas mãos rezando na nuca e outra escrito Freedom, que é liberdade em inglês no pulso.



Luanna90:

Luanna Perez-Garreaud nasceu em Lima, no Peru, dia 8 de Outubro, cidade onde ficou até os 19 anos. Depois, se mudou para Nova York para estudar no FIT – Fashion Institute of Technology. Luanna, ou Lua, como é conhecida no Lookbook, é a blogueira por trás do Le-Happy.



Ela consegue mesclar vários estilos, como grunge, gótico, rocker e boho sem parecer forçado. E talvez isso que seja mais incrível no jeito de se vestir: tudo parece bastante natural para a Luanna. Ela realmente veste o que gosta.



A Lua faz muitas sobreposições de colares e adora complementar suas roupas com terceiras peças – principalmente camisas abertas, coletes e casacos leves compridos.



Seu cabelo é ruivo com californiana loiras. Ou seja em degradê de vermelho, que vai do ruivo paro laranja e loiro claro.

Ela sempre usa ele totalmente liso ou com cachos.



Ela sempre aposta em delineador de gatinho preto com batom vermelho.



Ponto de vista:



Se vocês pensam que a caracterização da personagem Jojô é um caso esporádico podem ter certeza que estão enganadas, pois muitas meninas criam a sua moda se baseando, principalmente em seu estado de espírito, que na maioria das vezes, quer mesmo chocar e agredir para se sentir notada e percebida. E se esse for o seu caso, não encare a nossa observação como uma crítica, pois se tem uma coisa que a moda sabe ser de sobra é generosa, com todas as suas usuárias, mesmo quando elas escolhem caminhos alternativos e diferentes para homenageá-la.



No nosso ponto de vista a cantora Demi Lovato em termos de moda, passou por uma transformação e tanto. Ela que já foi tão fã do estilo dark, mais fechado, escuro, sombrio e do qual ela se utilizava para se sentir mais magra, usando e abusando do preto. Quem diria que anos mais tarde, se transformaria  nesta linda mulher  refinada, que passou a usar looks mais fashionistas, combinando com a sua atual personalidade: mais elegante, livre, leve e solta.



A youtuber Maju Trindade também é outra adepta dessa linha gótica, que só reforça a sua opção por esse estilo. Ela também incorporou ao seu perfil: tatuagens, piercings e o preto que é mais do que básico e faz parte do seu dia a dia.



Contrastando com a Jojô, Demi Lovato e Maju Trindade, a blogueira Luanna Perez já difere um pouco o seu estilo dark, que em alguns momentos ganha contornos de romantismo e nostalgia, o que a  destaca das demais.



Mais informações sobre a moda poderão ser adquiridas no http://www.anjinhadamoda.com/

Por hoje é só. Até o nosso próximo encontro falando de outro tema importante da moda. Espero vocês. Até lá.

Jornalista Noeli de Carvalho e Silva

                                                                       https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline


Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online.

Noeli de Carvalho e Silva

Editora - Jornalista e Produtora de Moda - Poetisa - Escritora de Fábulas, Contos, Estórias e Poemas Infantis.

Mais de Noeli de Carvalho e Silva

Comentários

Notícias relacionadas