A desconhecida vida pregressa de Luiz Henrique Mandetta e o caso “Gisa”

Ler na área do assinante

Quando Luiz Henrique Mandetta foi anunciado como ministro da Saúde do governo Bolsonaro, o Jornal da Cidade Online alertou: É o único ministro escolhido pelo presidente eleito que destoa da equipe.

Publicamos inúmeras matérias demonstrando a pouco recomendável vida pregressa do escolhido. Não adiantou. Lamentavelmente, o nome foi mantido.

Mandetta surgiu na política como secretário de saúde de Campo Grande (MS) na gestão do ex-prefeito Nelsinho Trad, seu primo-irmão. O pai de Mandetta é irmão da mãe de Nelsinho, atual senador, homem com inúmeros processos por envolvimento em casos de improbidade e corrupção.

Os primos foram criados juntos, moraram juntos e estudaram Medicina na Gama Filho, no Rio de Janeiro. Sempre tiveram uma ligação muito forte.

Um outro primo, Marquinhos Trad, irmão de Nelsinho, fez direito na mesma época, também no Rio de Janeiro. É o atual prefeito de Campo Grande.

E um outro primo, Fábio Trad, também advogado, ex-presidente da OAB-MS, irmão de Nelsinho e Marquinhos, é deputado federal, ferrenho opositor do governo e ligadíssimo a Rodrigo Maia.

Nelsinho e Mandetta protagonizaram na saúde de Campo Grande o escândalo que ficou conhecido como “Gisa”, um programa de atendimento a saúde que nunca funcionou, mas consumiu muito dinheiro.

O Escândalo Gisa teria causado prejuízos de R$ 8,1 milhões aos cofres públicos.

Como o programa nunca funcionou, o Ministério da Saúde obrigou a prefeitura de Campo Grande a devolver o dinheiro gasto com o sistema, o que só ocorreu na gestão de Alcides Bernal, sucessor de Nelsinho.

Mandetta é acusado pelos crimes de fraudes em licitações e tráfico de influência na contratação do Consórcio Telemídia & Technology International Comércio e Serviços de Tecnologia.

As ilegalidades atingiram a licitação já na elaboração da seleção. A empresa vencedora (Telemídia) teve acesso às regras da licitação – e se adaptou a elas – antes do edital ser publicado, tanto que o orçamento apresentado foi exatamente igual ao dinheiro disponível pela Prefeitura”, acusaram os procuradores da República em ação civil por improbidade administrativa, que pede a devolução de R$ 16,2 milhões e tramita em segredo na Justiça Federal de Campo Grande.

Além de restringir a concorrência, o ministro é investigado porque a Telemídia apresentou documentos falsos para dar base legal à assinatura do contrato.

Nesse sentido, uma outra ação por improbidade administrativa também tramita em sigilo na Justiça Federal de Campo Grande.

O senador e ex-prefeito, como já dito, ainda tem uma série de outras pendengas judiciais. Assim paira na sociedade de MS uma grande estranheza por ter ele conseguido registrar sua candidatura, ter permanecido solto e, pior, ter sido eleito.

Seu ex-parceiro, André Puccinelli, ex-governador do estado, ficou cinco meses no xilindró. Um outro ex-parceiro, Edson Girotto, ex-secretário de obras, estava preso até esta semana, tendo sido solto por estar no grupo de risco do Coronavírus. Seu ex-cunhado e braço financeiro, empresário João Amorim, está preso.

Nelsinho está solto, é senador, tem um irmão prefeito, um outro irmão deputado federal e um primo-IRMÃO, ministro.

É preocupante.

da Redação Ler comentários e comentar