PF cumpre hoje 90 mandados de busca e apreensão em quatro estados

A organização criminosa era investigada a 8 meses e tem contratos com órgão públicos federais

29/05/2015 às 10:07 Ler na área do assinante

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta sexta-feira noventa mandados de busca e apreensão em casas de trinta pessoas e nas sedes de sessenta empresas suspeitas de lavagem de dinheiro em Brasília (DF).

A investigação teve início em 2014 quando a PF apreendeu 113 mil reais em uma aeronave com o empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto. 

Na aeronave estavam colaboradores da campanha eleitoral do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT): o empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené, e o ex-assessor de comunicação social do Ministério das Cidades Marcier Trombiere

Bené, como é conhecido, é dono de empresas do setor gráfico como a Dialog e a Gráfica e Editora Brasil e já firmou contratos milionários com órgãos federais. 

O objetivo da ação da PF é localizar documentos, valores e mídias que possam esclarecer a suspeita de que o dinheiro movimentado pelos alvos eram fruto de fraudes em contratos públicos. Os investigados teriam utilizada o prática de "smurfing", um modo de lavagem de dinheiro que consiste no fracionamento de grandes quantidades de valores para dificultar a ação dos agentes fiscalizadores. 

Bené é ligado ao PT e sua empresa foi fornecedora da campanha de Pimentel. Em 2010, ele estave envolvido em um escândalo de produção de dossiês contra o então candidato à Presidência José Serra (PSDB), adversário derrotado pela presidente Dilma Rousseff.

Cerca de 400 policiais foram mobilizados para cumprir as ordens da Justiça no Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás. A PF investigava há oito meses a organização criminosa que tem contratos com órgão públicos federais com indícios de sobrepreço e outros que nunca foram cumpridos. Os suspeitos foram vigiados e monitorados pela PF. Os investigadores também vasculharam e examinaram dados em notebooks, smartphones e tablets apreendidos no ano passado.

da Redação
Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Messenger

Receba as notícias do dia no Messenger

Receber notícias

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir